Câmeras de vigilância são instaladas pelo governo nas igrejas da China
Câmeras de vigilância são instaladas pelo governo nas igrejas da China

A maioria das igrejas dentro do Movimento Patriótico Protestante em uma grande cidade chinesa, Huai’an, tem câmeras de vigilância que permitem ao governo comunista monitorar todos os movimentos da congregação,  relatou o site Bitter Winter.

Em uma congregação, 28 câmeras de vigilância de alta definição foram instaladas, incluindo seis acima do púlpito e quatro na entrada. 

Dentro do distrito de Huaiyin, na cidade de Huai’an, 155 das 170 igrejas têm câmeras governamentais conectadas a uma rede que permite ao governo vigiar os cristãos, relatou o Bitter Winter.

“O Departamento de Assuntos Religiosos nos pressionou a instalá-los”, disse um membro da igreja. “Cada câmera de vigilância está conectada aos órgãos de segurança pública, conforme exigido pelo Departamento de Assuntos Religiosos. Eles podem ver cada movimento na igreja. Se não seguíssemos suas exigências, a igreja teria que ser fechada.”

As câmeras fazem parte de uma enorme rede na China que permitem ao governo monitorar os cidadãos. Há uma estimativa de 176 milhões de câmeras de vigilância em toda a China. Esse número pode chegar a 450 milhões até 2020.

A perseguição da China a igrejas domésticas ilegais está bem documentada. Mas a vigilância das igrejas dos Três Seres – que são legais, mas enfrentam severas restrições – não recebeu tanta atenção.

Na Igreja Three-Self da cidade de Dingji, no Huai’an, o governo instalou câmeras de vigilância na sala de orações, no saguão e no pátio.

“Reuniões em igrejas domésticas estão sendo perseguidas. Eu nunca pensei que não haveria liberdade nas igrejas dos Três Seres, ”disse um membro.

A filmagem está sendo monitorada de perto. 

“Toda vez que realizamos uma reunião, o Departamento de Trabalho da Frente Unida local, o Departamento de Segurança Pública e o governo da cidade enviam pessoal especialmente designado para supervisionar a igreja”, disse o cristão que frequenta a igreja com 28 câmeras. 

“Essas pessoas se revezam em serviço, sentadas em frente ao computador e observando cada movimento de cada pessoa na igreja. Agora, quando os crentes vêm assistir às reuniões, eles não se atrevem a falar casualmente”.

Folha Gospel com informações de Christian Headlines