Igreja evangélica na Rússia.
Igreja evangélica na Rússia.

Apesar da posição recentemente proclamada pelo Presidente Putin de proteger os cristãos, as ações judiciais das autoridades russas para fechar ou colocar restrições às igrejas evangélicas sugerem que eles estão deliberadamente mirando cristãos evangélicos.

Três igrejas evangélicas foram fechadas em processos em que os testemunhos e as conclusões de comissões e exames independentes foram ignorados.

Uma moção foi apresentada contra a Igreja Catedral da Palavra da Vida em Kaluga, em 3 de dezembro, proibindo-a de operar e tentar demoli-la porque os requisitos do Código de Planejamento Urbano de 2004 não haviam sido cumpridos em 2002. “Como você pode implementar a lei, que será adotada somente após dois anos? ”, exclamou o líder da igreja. 

Um novo shopping center está agora planejado para o local, apesar de ter sido comprada pela igreja em 2000. Desde seu início, a igreja está sujeita a inspeções constantes, bem como a tentativas de instaurar um processo criminal contra o pastor.

Em 26 de novembro, as autoridades proibiram a operação da Igreja da Embaixada de Jesus, em Nizhny Novgorod, por supostamente “violar as regras de segurança contra incêndio”. 

A Igreja Evangélica Cristã da Ressurreição existe em Oryol em terras que possui desde 1990. No entanto, no início de 2018, as autoridades inspecionaram a igreja e identificaram 78 violações de segurança e outras. Em maio de 2018, o tribunal emitiu uma decisão para fechar o prédio, apesar de todas as violações serem corrigidas. Em recurso, a decisão do tribunal foi mantida.

Em outubro de líderes cristãos afirmaram que estavam dispostos a desafiar o fechamento da Igreja Batista de Novorossiysk, levando a decisão para o Tribunal Europeu de Direitos Humanos a fim de obter esclarecimentos sobre a legislação muitas vezes inconsistente, complexa e contraditória em relação aos locais de culto. 

Christian Olga Glamozdinova venceu um caso jurídico marcante em 14 de novembro, quando o Tribunal Constitucional da Rússia decidiu que os cultos podem ser realizados em casas particulares.

Folha Gospel com informações de Barnabas Fund

Comentários