Uma igreja construída durante o Império Bizantino, entre os séculos VI e VII d.C., foi descoberta em uma obra para construção de casas em Nes Harim, a 20 km de Jerusalém, Israel, informou a agência AFP nesta quarta-feira.
Segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel, moradores da região alertaram sobre o sítio arqueológico onde está a sede religiosa.
Durante as escavações, os arqueólogos encontraram uma ampla entrada em frente à igreja, que tem o chão decorado por mosaicos com figuras e escritas. No entanto, as ornamentações estão danificadas e foram quase destruídas completamente por vândalos, informou o diário israelense Haaretz.
A equipe de pesquisadores responsável pela escavação acredita que a região esconda outros objetos arqueológicos da época bizantina. “Sabemos de outras igrejas e monastérios que podem estar localizados em Nes Harim”, disse o arqueólogo Daniel Ein Mor, citado pelo jornal israelense.
O Império Bizantino, conhecido no início como Império Romano do Oriente, sucedeu os romanos como reinado dominante do Mar Mediterrâneo. Em 1453 d.C., os bizantinos foram derrotados pelos turcos otomanos, marcando o fim da Idade Média. Na época, a capital – Constantinopla – teve o nome trocado para Istambul.
Fonte: Terra