Soldados israelenses e arqueólogos descobrem a torre de vigia do tempo do rei bíblico Ezequias
Soldados israelenses e arqueólogos descobrem a torre de vigia do tempo do rei bíblico Ezequias

Uma torre de vigia de 2700 anos da época do rei bíblico Ezequias foi recentemente descoberta em uma base militar no sul de Israel por uma escavação que incluiu membros da Brigada de Paraquedistas de Israel e recrutas de unidades de comando trabalhando ao lado da Autoridade de Antiguidades de Israel. 

A localização real da torre não pode ser revelada por motivos de segurança.

No tempo do rei Ezequias e dos profetas bíblicos, soldados em torres de vigia alertavam os israelitas sobre a aproximação de inimigos. Hoje, as Forças de Defesa de Israel ainda usam torres de vigia similares.

A imensa torre de vigia tem 5 x 3,5 metros com algumas das pedras pesando 8 toneladas. A torre tem dois andares de altura.

Os soldados ficaram surpresos quando descobriram a estrutura, construída em terreno alto, de frente para as montanhas de Hebron, a Planície da Judeia e a vizinhança de Ashkelon, na costa de Israel.

“A localização estratégica da torre serviu como um mirante e um ponto de alerta contra o inimigo filisteu, cujas cidades eram Ashkelon, disseram os diretores da escavação da Autoridade de Antiguidades de Israel, Sa’ar Ganor e Valdik Lifshitz, em um comunicado. “Nos dias do Primeiro Templo, o reino de Judá construiu uma série de torres e fortalezas como pontos de comunicação, alerta e sinalização, para transmitir mensagens e inteligência de campo”.

Ezequias foi o décimo segundo rei de Judá e reinou no  século VIII aC. e seu primeiro ato como rei foi reabrir os portões do templo judaico em Jerusalém e restaurá-los.

“Esta torre é um dos pontos de observação que conectam as grandes cidades da região, localizadas nos locais  Beit Mirsim  ( Mirsham ), Tel Eton e Tel Laish”, explicou Ganor e Lifshitz. “Nos tempos antigos, para transmitir mensagens, faróis de fumaça eram acesos durante o dia e faróis de fogo à noite. É provável que a torre de vigia agora descoberta seja uma das torres que levaram alguns dos faróis”.

Referências aos vigias que teriam habitado as torres são mencionadas várias vezes na Bíblia.

“Em suas muralhas, ó Jerusalém, eu coloquei vigias; todo o dia e toda a noite eles nunca ficarão em silêncio. Você, que lembra o Senhor, não descansa.” Isaías 62: 6

Folha Gospel com informações de CBN News