Dezenas de milhares de pessoas participam nesta terça-feira da “marcha de Jerusalém” sob forte proteção policial, indicou a polícia.
Evento de caráter esportivo-nacionalista, a “marcha de Jerusalém” marca a devoção do povo judeu à cidade santa e acontece a cada ano por ocasião do Sucot, a festa dos Tabernáculos, que comemora a peregrinação dos hebreus no deserto depois de deixarem o Egito.
“Várias dezenas de milhares de participantes e milhares de policiais foram mobilizados para assegurar a segurança deste evento”, indicou à AFP Mickey Rozenfeld, porta-voz da polícia israelense.
Em abrigos esportivos, uniformes ou roupas folcóricas, os representantes dos movimentos de jovens, de sindicatos, da polícia, do exército e das grandes sociedades industriais assim como peregrinos fundamentalistas cristãos pró-israelenses participam da “marcha de Jerusalém”.
Israel considera toda a cidade como sua capital unificada e eterna, enquanto que os palestinos pretendem estabelecer a capital de seu futuro Estado no setor oriental, ocupado e anexado depois da guerra árabe-israelense de junho de 1967.
Fonte: AFP