Lendo a Bíblia
Lendo a Bíblia

As comemorações pelo Dia da Bíblia serão espalhadas por diversas cidades brasileiras, em uma iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) para incentivar as igrejas a se aprofundarem no Livro Sagrado.

Tendo como tema “Bíblia Sagrada: o livro da esperança”, o Dia da Bíblia é  celebrado hoje, dia 9, o segundo domingo de dezembro. A campanha que precede a data foi inspirada no Salmo 65.5: “Ó Deus, tu nos respondes, dando-nos a vitória, e fazes coisas maravilhosas para nos salvar. Os povos do mundo inteiro, até os dos mares distantes, põem a sua esperança em ti.” (Salmo 65.5).

Além de motivar igrejas e cristãos para celebrar a data, o objetivo da campanha é colocar a Bíblia em evidência, chamando a atenção dos brasileiros para a importância do Livro Sagrado para a vida e a sociedade.

Entre os eventos já programados, está a Semana da Bíblia, de Porto Alegre, que conta com o apoio da SBB e da Prefeitura Municipal. Organizada pelo Conselho de Líderes de diferentes denominações da capital gaúcha, realizada no período de 3 a 9 de dezembro. O evento, que se encerra hoje, acontece no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da cidade, e conta com uma série de atividades: Maratona de Leitura Bíblica, Bíblia nas Escolas, doação de sangue, Semana Cultural e encerramento com leitura do último capítulo da Bíblia Sagrada durante os cultos das igrejas participantes.

Também em Olinda (PE), está programada uma Maratona de leitura ininterrupta da Bíblia, de 10 a 15 de dezembro, das 8h às 20h, na Praça da Bíblia. Palestras e exposições sobre o Livro Sagrado acontecem nas cidades de Paulista e Olinda, hoje, dia 9 de dezembro.

Entre os eventos programados para o dia 9 de dezembro, no estado do Rio de Janeiro, destaque para a apresentação da História de Mary Jones e distribuição de Planos de Leitura, na Igreja Metodista do Jardim Botânico, e para a Passeata e concentração evangelística “Jesus alcança o Borel”, organizada pelas Igrejas locais e JOCUM, que acontece a partir das 8h, pela Estrada da Independência. Haverá ainda ações de evangelismo e distribuição de Bíblia Sagrada em Campo Grande, Praça Seca, Irajá e Nova Iguaçu, e no bairro de Copacabana, além de cultos alusivos ao Dia da Bíblia em diversas igrejas da capital e de outras cidades fluminenses.

Em Belo Horizonte (MG), o Dia da Bíblia será homenageado com o evento Correndo pela Bíblia, além de diversos cultos em celebração à data. Na cidade de Corumbá (MS), o destaque é o Culto de celebração e inauguração do Monumento da Bíblia.

Cultos e celebrações especiais estão programados também para as cidades paulistas de Itu, Diadema, Rio Grande da Serra e na capital. Em Sorocaba, no dia 10 de dezembro, acontece ainda a Sessão Solene pelo Dia da Bíblia.

A Igreja Presbiteriana de Cobilândia, em Vila Velha (ES), vai reunir seus membros e as pessoas que quiserem participar, para fazer a leitura da Bíblia toda em 30 minutos, das 10h às 10h30.

Dia da Bíblia

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.

No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.

Confira os eventos que já aconteceram e que acontecerão para celebrar o Dia da Bíblia, clicando aqui.

Fonte: Ministério Engel e Sociedade Bíblica do Brasil