Grupo de estudo da Bíblia
Grupo de estudo da Bíblia

Neste domingo (09), segundo domingo do mês de dezembro, em todo o território nacional será comemorado o Dia da Bíblia.

Neste dia a Igreja Presbiteriana de Cobilândia, em Vila Velha (ES), vai reunir seus membros e as pessoas que quiserem participar, para fazer a leitura da Bíblia toda em 30 minutos, das 10h às 10h30.

“Para isso, contaremos com a presença de muitas pessoas para lerem juntamente conosco. Cada pessoa lerá um trecho diferente, e todos, juntos, leremos a Bíblia inteira neste tempo”, explica o pastor José Lira do Nascimento.

A Bíblia possui um total de 66 livros, sendo 39 livros do antigo testamento e 27 do novo testamento. Para conseguir cumprir a maratona de leitura, os responsáveis pelo evento vão formar 167 grupos e dividir vários trechos do livro sagrado ao mesmo tempo.

Qualquer pessoa que quiser participar pode ir até o templo na data marcada. Basta levar um exemplar da Bíblia (não vale ler no celular!) para ser incluído em um dos grupos de leitura.

Para que a maratona aconteça, a Rua Fluviópolis, onde fica o templo, será interditada das 9h às 12h. “Sua presença e de sua família em nosso culto de abertura às 9h e também durante o projeto de leitura da Bíblia em nossa rua será um enorme prazer. Será uma rica oportunidade de você abençoar a si mesmo e à sua família”, salienta o pastor Lira.

Membros da Igreja Presbiteriana de Cobilândia se preparando para maratona de leitura da Bíblia
Membros da Igreja Presbiteriana de Cobilândia se preparando para maratona de leitura da Bíblia

Dia da Bíblia

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.

No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Fonte: Gazeta online (Coluna da Fé – Joviana Venturini) e Sociedade Bíblica do Brasil