Colocando em questão o chamado de Valdemiro, Macedo questiona a origem e o crescimento da Mundial: “Por que o apóstolo montou sua igreja tirando gente da IURD?
O bispo Edir Macedo publicou em seu blog um email enviado por um fiel da Igreja Universal do Reino de Deus, chamado Marcelo, em que ele relata uma conversa com um vizinho, frequentador da Igreja Mundial do Poder de Deus.
No texto, intitulado “Igreja, é? Então me responda…”, são abordados temas polêmicos da conflituosa relação entre as igrejas, e em forma de tópicos, Marcelo questiona assuntos ligados à fundação da Mundial, assim como o rompimento do apóstolo Valdemiro Santiago com o bispo Macedo.
Os questionamentos começam pelos pastores da Mundial, que segundo o texto, são ex-pastores da IURD, expulsos por alguma irregularidade cometida no exercício do ministério: “Por que os pastores de lá são os que foram expulsos da IURD por roubarem ofertas, traírem as esposas ou cometerem outras barbaridades? Todo mundo conhece pelo menos um pastor que saiu pelas portas dos fundos da IURD e está lá, cheio de pose. Como confiar na pregação deles? Como acreditar na unção deles?”, questiona o texto publicado pelo bispo Macedo.
Colocando em questão o chamado de Valdemiro, outra questão é feita em relação à origem e ao crescimento da Mundial: “Por que o apóstolo montou sua igreja tirando gente da IURD? Não seria justo ele iniciar seu trabalho pregando a Palavra de Deus nas ruas, nos albergues, nas favelas, nos hospitais e nos lugares em que existem pessoas sofrendo?”, e emenda: “Será porque é a maneira mais difícil, já que é preciso provar o chamado do Espírito Santo?”.
O fiel da Universal afirma não entender a perseguição à programação secular da TV Record, pois “já nos foi explicado, inúmeras vezes, que existe uma estratégia espiritual por trás da programação” e que “cinco minutos dos programas da IURD, com a audiência da Record no Brasil e no mundo, alcançam mais almas do que um mês inteiro de programas do apóstolo que dão traço de audiência”, fazendo referência à medição do Ibope, em que cada ponto, equivalem a 58 mil televisores ligados, e que quantidades inferiores a esse número, são representadas por um traço.
Abordando a disputa por pastores entre as igrejas, o texto questiona o motivo de os líderes da Mundial tentarem atrair pastores da Universal: “Por que eles oferecem vantagens financeiras e bens materiais para pastores e obreiros deixarem a IURD, como se fosse um negócio ou uma disputa comercial?”, pergunta, antes de citar a polêmica mais recente entre as igrejas: “Por que o demônio falou tudo aquilo sobre o apóstolo e a igreja dele sabendo que, diante do Altar e do Nome do Senhor Jesus, usado pela autoridade espiritual do bispo Macedo, ele é obrigado a falar a verdade?”.
O bispo Edir Macedo, que publicou o texto, não adicionou nenhum comentário às palavras do suposto fiel da Universal, que seria o autor do email. Confira abaixo, o texto na íntegra:
De tempos em tempos, alguns integrantes da Igreja Mundial me procuram para tentar me convencer a abandonar minha fé. Cansei de apenas ouvir aquele discurso repetitivo, sempre falando mal da IURD, dos pastores e do bispo Macedo, e decidi inverter o jogo.
O último que me procurou foi um vizinho, ex-obreiro do Cenáculo onde sirvo a Deus há 21 anos. Antes de ele começar a falar, o interrompi e disse:
— Igreja Mundial, é? Então me responda:
1- Por que os pastores de lá são os que foram expulsos da IURD por roubarem ofertas, traírem as esposas ou cometerem outras barbaridades? Todo mundo conhece pelo menos um pastor que saiu pelas portas dos fundos da IURD e está lá, cheio de pose. Como confiar na pregação deles? Como acreditar na unção deles?
2- Por que o apóstolo montou sua igreja tirando gente da IURD? Não seria justo ele iniciar seu trabalho pregando a Palavra de Deus nas ruas, nos albergues, nas favelas, nos hospitais e nos lugares em que existem pessoas sofrendo? Ou falando da fé nas praças e coretos públicos, como aconteceu com o bispo Macedo no início da IURD? Será porque é a maneira mais difícil, já que é preciso provar o chamado do Espírito Santo?
3- Por que o apóstolo passa tanto tempo criticando a IURD na televisão? E sempre apelando para baixarias, grosserias e desrespeitos pessoais com o bispo Macedo? Ofensas e ataques contra quem estendeu a mão para ele e sua família quando mais precisaram de ajuda? Ou não foi a IURD que ajudou o apóstolo quando ele ainda era incrédulo? Não era de esperar, no mínimo, gratidão e respeito? Esta é uma postura de homem de Deus?
4- Por que ele fala tão mal da Record se já nos foi explicado, inúmeras vezes, que existe uma estratégia espiritual por trás da programação secular? Cinco minutos dos programas da IURD, com a audiência da Record no Brasil e no mundo, alcançam mais almas do que um mês inteiro de programas do apóstolo que dão traço de audiência. E “Rei Davi”? E as demais minisséries bíblicas? E as reportagens que defendem os ideais do Evangelho? Quantas sementes estão sendo espalhadas?
5- Por que o apóstolo se alegra, fala com orgulho e tem prazer em se aliar a Globo? Justo a emissora que divulga a idolatria católica e persegue os evangélicos há décadas e que, entre outros ataques covardes, chegou a colocar um sutiã em cima da Bíblia Sagrada.
6- Por que eles oferecem vantagens financeiras e bens materiais para pastores e obreiros deixarem a IURD, como se fosse um negócio ou uma disputa comercial? Será que é com essa visão que eles querem fazer a Obra de Deus?
7- Por que cada vez mais vemos pessoas voltarem de lá para a IURD com as vidas destruídas e cheias de arrependimento?
8- E por que o demônio falou tudo aquilo sobre o apóstolo e a igreja dele sabendo que, diante do Altar e do Nome do Senhor Jesus, usado pela autoridade espiritual do bispo Macedo, ele é obrigado a falar a verdade?
Resultado: meu vizinho ficou me olhando, em silêncio, e não houve mais conversa.
Na semana seguinte, ele me ligou dizendo que não havia pensado nessas coisas e que deseja voltar para a IURD. Quer recomeçar o caminho da fé verdadeira no lugar de onde nunca deveria ter saído.
Marcelo da Silva Souza, administrador – Rio de Janeiro
[b]Fonte: Gospel+[/b]