Cristãos durante culto na Índia (Foto: Reprodução / Christian Aid Mission)
Cristãos durante culto na Índia (Foto: Reprodução / Christian Aid Mission)

A verdade do evangelho tem mudado a perspectiva de dalits na Índia nos últimos anos. Cristãos abaixo da casta mais inferior ainda vivem marginalizados pela sociedade indiana, mas sabem que são filhos amados de Deus e por isso afirmam: “Nós temos tudo de que precisamos. Nós temos Jesus!”.

Como funciona o sistema de castas na Índia?

Há mais de três mil anos, a sociedade indiana é influenciada pelo sistema de castas, que divide a população em classes com diferenças hierárquicas e de pureza ritualística. A casta determina a profissão, o casamento, o contato pessoal e a convivência de cada indivíduo.

Apesar de a Constituição da Índia proibir a discriminação baseada em castas e promover programas de cotas para melhorar a situação econômica dos dalits, o sistema está enraizado na sociedade indiana, principalmente no âmbito religioso.

Quem são os dalits no sistema de castas?

Os dalits estão abaixo do sistema de castas e são considerados intocáveis. Como tais, eles devem servir outras castas em trabalhos considerados impuros, como curtidor de couro, lavador de roupas, coletor de lixo ou limpador de latrinas. Apenas um toque de um dalit é capaz de contaminar um hindu de casta superior.

Até mesmo a sombra, cumprimento ou a visão de um “intocável” é responsável por transmitir sua impureza. Mas não existe problema se um indiano considerado superior abusar sexualmente ou até assassinar um dalit, pois eles são considerados sem valor.

Dalits precisam viver em bairros separados, não têm permissão para tirar água de poços de castas “mais puras” e não podem entrar em templos hindus. Eles estão fadados a viver na pobreza desempenhando serviços considerados inferiores em nome do equilíbrio social.

Como o evangelho muda a vida dos dalits na Índia?

Enquanto a sociedade indiana diz que os dalits são inferiores, impuros e sem valor, a Bíblia diz que eles foram criados à imagem e semelhança de Deus. Eles também descobrem que, por meio do sacrifício de Jesus, podem ser purificados e se tornar filhos amados de Deus. Essa mensagem é poderosa e resulta na conversão de comunidades inteiras de dalits.

Esses cristãos indianos são livres para viverem os propósitos de Deus e agirem conforme a nova identidade de embaixadores do Reino de Deus em seus vilarejos. No entanto, essa realidade desagrada pessoas de castas superiores. “As castas superiores sempre dominaram as castas inferiores. Agora as castas superiores estão com medo de perder o respeito e a dignidade na sociedade”, explica Abishek (pseudônimo), um parceiro local da Portas Abertas.

O medo das castas superiores resulta em retaliação e perseguição aos cristãos que deixam o hinduísmo para seguir a Jesus. Multidões furiosas atacam, agridem e até matam cristãos, enquanto autoridades criam leis anticonversão que punem líderes cristãos com prisão e até morte por compartilhar o evangelho.

Interceda pelos cristãos dalits

Muitos dalits encontraram libertação em Jesus e agora são perseguidos por extremistas hindus. Como família da fé, precisamos agir em favor de nossos irmãos por meio de oração e ação. Participe do Shockwave 2024 e ajude a mudar a realidade dos cristãos indianos.

Fonte: Portas Abertas

Comentários