Culto em uma igreja batista em Madrid, Espanha.
Culto em uma igreja batista em Madrid, Espanha.

O Observatório do Pluralismo Religioso da Espanha divulgou uma atualização dos dados sobre os locais de culto, bem como a identificação religiosa da população espanhola segundo as estatísticas publicadas pelo Centro de Pesquisas Sociológicas (CIS).

O Observatório tem como objetivo fornecer “dados e diagnósticos sobre a diversidade de crenças e as necessidades relacionadas com o exercício efetivo da liberdade religiosa, de forma a contribuir para a melhoria da gestão pública”, explicitado no seu sítio.

Além de fornecer relatórios e infográficos sobre a situação das minorias religiosas na Espanha, o Observatório atualiza dados sobre locais de culto a cada seis meses .

Crescimento evangélico

De acordo com o relatório de afiliação religiosa de 2018 do CIS, 1,96% da população da Espanha se identifica como protestante ou evangélica. Nos últimos 20 anos, esse grupo se multiplicou por oito, sendo a religião com maior crescimento percentual.

Esse número é significativo quando comparado ao da religião majoritária, o catolicismo romano, que no mesmo período passou de 83,7% para 64,8%, uma perda de quase 20 pontos percentuais .

No entanto, a “confissão” que mais cresceu é a dos que não se identificam com a religião, passando de 10,25% para 28,6% em apenas 20 anos (esse percentual inclui os ateus – os que não acreditam em Deus, a 16,8% – e agnósticos – aqueles que não sabem se existe um Deus ou não acreditam que existe uma maneira de saber, a 11,2%).

Os evangélicos são 2% da população espanhola
Evolução das crenças religiosas da população espanhola, 2008-2018.

Além disso, quase 10% dos não nascidos na Espanha que vivem no país se identificam como protestantes. A fé evangélica chega a quase 3% na faixa etária mais jovem estudada, de 18 a 29 anos.

Por sexo, as mulheres são maioria entre os evangélicos: 2,84% das mulheres contra 1,22% dos homens que se identificam como evangélicos na Espanha.

De um modo geral, embora na Espanha a maioria ainda opte por se definir como “bastante religiosa” (28%), o valor é 8 pontos percentuais abaixo de 2008, enquanto as opções “extremamente não religiosas” (9,6%) e “bastante não religioso” (18,2%) mostram um forte aumento na última década.

Crescimento sustentado de locais de culto

O Observatório utiliza três fontes para coletar dados sobre os locais de culto: o Cadastro de Entidades Religiosas, as pesquisas promovidas pela Fundação Pluralismo e Coexistência e as solicitações das comunidades religiosas para fazerem parte do site do Observatório.

Existem 30.676 locais de culto na Espanha. Destes, 22.997 são paróquias católicas romanas e 7.679 pertencem a outras denominações religiosas.

Os locais de culto evangélicos somam atualmente 4.283 , espalhados por toda a Espanha, mas principalmente nas grandes cidades de Madrid e Barcelona.

Anteriormente, os dados sobre locais de culto evangélicos incluíam a Comunhão Anglicana e os adventistas , mas nesta última atualização eles agora são mostrados separadamente, de modo que o crescimento numérico pode parecer menor.

O Observatório também lançou um diretório de locais de culto, onde qualquer pessoa pode procurar locais de culto em cada região e até filtrar por municípios.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus