Presidente da França, Emmanuel Macron
Presidente da França, Emmanuel Macron

O diretor do Conselho Nacional de Evangélicos da França (CNEF), Clément Diedrichs, participou nesta terça-feira do encontro virtual entre o presidente francês Emmanuel Macron, o ministro do Interior, Christophe Castaner, e os representantes das principais religiões.

O Presidente agradeceu aos líderes religiosos pelo envolvimento na implementação das medidas excepcionais de coronavírus atualmente em vigor e expressou a necessidade de continuar esta colaboração.

A CNEF aproveitou a oportunidade para compartilhar seus pontos de vista e propostas em relação ao desconfinamento das 2.600 comunidades evangélicas protestantes na França que representa.

“O CNEF considera que as atuais restrições à liberdade religiosa estão de acordo com a lei, uma vez que são justificadas, necessárias e proporcionadas por razões de saúde pública. No entanto, pretendemos estar muito vigilantes em recuperar essa liberdade o mais rápido possível ”, afirmou o corpo evangélico em comunicado.

Durante a reunião, Emmanuel Macron confirmou que os locais de culto permanecerão fechados até 11 de maio, qualquer que seja o tamanho. A questão será analisada três semanas depois, dependendo do controle da pandemia.

Dependendo da situação, algumas reuniões podem recomeçar a partir de meados de junho , “não necessariamente todas (dependendo do tamanho) e respeitando a distância física. Não será assim para grandes reuniões e eventos. O pior seria abrir muito rápido e ser forçado a fechar”.

A CNEF incentiva seus membros a manter reuniões virtuais após o dia 11 de maio , considerando que “pequenos grupos intracomunitários, com uma grande variedade de idades, nem sempre conseguirão garantir corretamente os gestos de barreira”.

“Mesmo que essas comunidades queiram se reunir novamente fisicamente, não devem esquecer que a prioridade é lutar contra a disseminação do Covid-19 ”, acrescentou o CNEF.

No entanto, o CNEF solicitou “ liberdade a quem deseja se encontrar pessoalmente com um ministro religioso , em um local de culto, em um centro médico ou em sua casa”.

“Para atender às necessidades individuais dos membros de nossas comunidades e de todas as outras pessoas, solicitamos que os pastores possam ir e vir sem restrições ”, destacaram.

A entidade evangélica também falou sobre as preocupações dos jovens, organizadores e famílias em relação aos acampamentos de verão .

O ministro Castaner disse que “ as férias de verão não serão como eram antes . A estrutura será esclarecida dentro de 15 dias ”,

A CNEF mencionou o desejo de vários casais evangélicos na França de poder realizar um casamento civil , com apenas alguns convidados, sabendo que terão que adiar as principais cerimônias religiosas e festivas para um período em que isso seja possível.

A questão da discriminação sofrida pela igreja “Porta Aberta”, em Mulhouse e mais amplamente por todos os protestantes evangélicos, também foi abordada em um ponto da reunião.

A igreja pentecostal foi identificada no início de março como um epicentro do coronavírus depois que mais de 2.000 pessoas (incluindo cerca de 300 crianças) vindas de toda a França, inclusive do exterior e de países vizinhos como Suíça, Bélgica e Alemanha, reuniram-se nessa igreja, de 17 a 24 de fevereiro, como parte da Semana de Jejum e Oração..

O ministro sublinhou que o presidente Macron tinha um discurso firme para evitar a estigmatização.

Além disso, o líder evangélico enfatizou que continua “ orando pelos médicos e pesquisadores que trabalham para encontrar tratamentos e vacinas adequados. Também oramos por cuidadores e ajudantes em hospitais e centros de assistência a idosos e deficientes ”.

“Também não esquecemos todas as autoridades responsáveis ​​pela gestão dessa crise, nem as famílias doentes e enlutadas ”, acrescentou.

“Nesta crise, os protestantes evangélicos mantêm sua esperança em Deus intacta e buscam compartilhá-la , tendo a certeza de que pode contribuir para mais solidariedade e fraternidade”, concluiu o CNEF.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus