Filmes, televisão, música e outros tipos de mídia têm um impacto maior na visão de mundo de uma criança do que a escola, diz o pesquisador George Barna.
Barna, pesquisadora sênior do Center for Biblical Worldview (Centro para Cosmovisão Bíblica) no Family Research Council (Conselho de Pesquisa Familiar) e chefe do Cultural Research Center da Arizona Christian University ( Centro de Pesquisa Cultural da Universidade Cristã do Arizona), disse em uma reunião de cristãos em Leesburg, Virgínia, na semana passada, que as crianças e adolescentes de hoje estão constantemente sendo bombardeados por mensagens antibíblicas dentro da mídia – e que é papel dos pais cristãos ser o “antídoto”.
“Não importa a que você esteja sendo exposto, isso está promovendo uma visão de mundo”, disse Barna na reunião do Conselho de Pesquisa da Família.
“… De longe, a entidade mais impactante é a mídia”, disse Barna. “A maioria das escolhas que fazemos, em termos de nossa visão de mundo, e que são demonstradas por meio de nosso comportamento, vêm por causa da influência da mídia.”
Barna definiu “mídia” como incluindo filmes, televisão, música, videogames, Internet e livros.
“Mas todas essas coisas juntas, nossa pesquisa descobriu, têm mais influência no desenvolvimento da visão de mundo das crianças do que qualquer outra coisa”, disse ele.
A formação da visão de mundo de uma pessoa pela mídia, disse Barna, continua ao longo dos anos da adolescência e da idade adulta.
Uma pesquisa conduzida no Centro de Pesquisa Cultural da Universidade Cristã do Arizona, disse Barna, mostra que apenas 6% dos americanos têm uma cosmovisão bíblica. A maioria dos americanos – 88 por cento – mantém uma visão de mundo sincrética que combina elementos de múltiplos sistemas de crenças.
Ressaltando o significado da infância, Barna disse que a maioria dos americanos desenvolve sua visão de mundo aos 13 anos.
“O americano típico morrerá possuindo essencialmente a mesma visão de mundo que tinha aos 13 anos”, disse ele. “… Eu sou um avô. Estou gastando grande parte do meu tempo tentando investir nos meus netos, sabendo que toda a mídia a que eles serão expostos – a maior parte – será contrário em relação ao que eu quero que eles acreditem e como eu quero que eles vivam. E então eu tenho que ser um antídoto. Minha filha, que é a mãe deles, tem que ser um antídoto. “
Tragicamente, disse Barna, apenas 7% dos pais de crianças menores de 18 anos têm uma cosmovisão bíblica.
“Portanto, o restante de nós que tem [uma visão de mundo bíblica] tem que estar ao lado dessas crianças de alguma forma. Temos que procurar oportunidades, times esportivos, outros tipos de atividades que estão ocorrendo para ajudá-los a moldar [seus cosmovisão]. “
Barna pediu ao público que fizesse uma lista de crianças “cujas vidas você pode impactar”.
“É nossa responsabilidade bíblica criar filhos para conhecer, amar e servir a Deus com todo o seu coração, mente, força e alma”, disse ele.
Folha Gospel com informações de Christian Headline