Explosão em mesquita xiita no Afeganistão
Explosão em mesquita xiita no Afeganistão

A explosão em uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão, deixou pelo menos 32 mortos e 45 feridos nesta sexta-feira (15), de acordo com autoridades locais.

A detonação aconteceu durante a oração do meio-dia, um dia de descanso para os mulçumanos e um momento de grande aglomeração no local. O porta-voz do Ministério do Interior do governo do Talibã, Qari Saeed Khosti, não informou o número exato de vítimas, mas afirmou que o país registrou “pesadas baixas”.

Uma testemunha que não quis ser identificada contou à AFP ter ouvido três explosões, uma na porta principal da mesquita, outra no seu lado sul e a última na área onde os crentes vão fazer a ablução (rito de purificação).

Dezoito ambulâncias se deslocaram para o local, e as forças de segurança talibãs foram destacadas para a região da mesquita, cujo acesso foi bloqueado.

Há sete dias, outra mesquita havia sido alvo de um ataque que deixou mais de 100 mortos na província de Kunduz. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ocorrido.

Fonte: Cultura – UOL e Comunhão