A França vai proibir o fumo na maioria dos espaços públicos a partir de 1o de janeiro de 2007 e, em bares, restaurantes e hotéis um ano depois, informou neste sábado o jornal France Soir.

A publicação afirmou que o primeiro-ministro, Dominique de Villepin, estava disposto a anunciar imediatamente a proibição. O gabinete do ministro informou em conferência com a imprensa na quarta-feira que o premiê deverá fazer uma declaração sobre o assunto em “poucos dias”.

Villepin será entrevistado no domingo em horário de audiência expressiva por uma grande rede de TV.

Em comunicado divulgado na quarta-feira, um comitê parlamentar recomendou que a proibição total começasse a partir de 1o de setembro de 2007.

No documento, os parlamentares apontam que a cada ano morrem entre 2.500 e 5.800 “fumantes passivos”. Cerca de 66.000 fumantes falecem anualmente na França.

As pesquisas de opinião mostram freqüentemente que a maioria dos franceses apóia a proibição de fumar em lugares públicos.

Fragilizado pelos conflitos contra as uniões estudantil pelos polêmicos contratos de trabalho de jovens, em abril, o governo desistiu de impor a proibição de fumar em bares e restaurantes.

A Irlanda foi o primeiro país a estabelecer a proibição em escala nacional em 2004. Espanha, Itália, Suécia, Escócia e Noruega seguiram o exemplo em diferentes graus.

Bélgica, Grã-Bretanha e Portugal esperam determinar leis de restrições no próximo ano.

Fonte: Reuters

Comentários