Vice-presidente Hamilton Mourão
Vice-presidente Hamilton Mourão

O presidente em exercício Hamilton Mourão disse nesta sexta-feira (28) que outros gêneros, além do masculino e feminino, são questões de “costume”, para justificar a orientação dada a diplomatas brasileiros em frisar que gênero é apenas sexo biológico.

“Digo com toda sinceridade: para mim, gênero é masculino e feminino. O resto é questão de costume. E a sociedade vem se adaptando às mudanças que estão acontecendo”, declarou em evento de comemoração dos 140 anos do Regimento da Polícia Montada Coronel Dulcídio, em Curitiba (PR).

Mourão destacou ainda que o Brasil possui vários problemas, como o número de desempregados, e que esta é uma questão de costumes sobre a qual “vai se chegar num consenso”. “A virtude sempre estará no entendimento”, afirmou.

Os diplomatas receberam nas últimas semanas instruções oficiais do comando do Itamaraty para que, em negociações em foros multilaterais, reiterem “o entendimento do governo brasileiro de que a palavra gênero significa o sexo biológico: feminino ou masculino”.

De acordo com fontes do Itamaraty, a instrução foi formalizada porque o Brasil, ao utilizar essa definição, quer evitar ambiguidades. Procurado, o Itamaraty afirmou tratar-se apenas da retomada da definição tradicional de gênero.

Fonte: Folha de S. Paulo