Um grupo em campanha pela remoção do cristianismo das escolas americanas e da praça pública colocou um presépio ateu diante de um tribunal de Illinois.
Em vez das figuras tradicionais de Maria e José cuidando do menino Jesus, o presépio da Fundação Liberdade da Religião (FRFF, sigla em inglês) mostra os recortes dos fundadores americanos Benjamin Franklin, Thomas Jefferson e George Washington olhando para a Declaração de Direitos em uma manjedoura cheia de palha.
A tela foi instalada no gramado da frente do Tribunal do Condado de Grundy, perto de Chicago, e ficará até o final de dezembro.
Ao lado da cena há uma placa que deseja aos visitantes do tribunal um feliz solstício de inverno.
‘Feliz Solstício de Inverno. Nesta temporada do solstício de inverno, honramos a razão e a Declaração de Direitos (adotada em 15 de dezembro de 1791) ”, diz o cartaz.
Na parte inferior, acrescenta: “Mantenha o Estado e a Igreja separados”.
O FFRF disse: “Com a ajuda de seus membros sempre vigilantes, a Fundação Liberdade da Religião está mantendo a bandeira do pensamento livre voando alto em todo o país”.
Um presépio cristão tradicionalmente apareceu fora de Grundy County Courthouse até 2015, quando abriu o espaço para outras religiões. A pressão do FFRF foi parte do motivo da mudança na política.
“Em Illinois, o xerife do condado tem a custódia do tribunal. Em 2013, recebemos uma carta do grupo Freedom From Religion, em Wisconsin, informando que tínhamos uma manjedoura sozinha no gramado”, disse Perry Rudman, advogado assistente do Estado na época, acrescentando que havia a possibilidade de uma ação judicial contra o condado.
“Eles questionaram as leis e citaram vários processos judiciais apoiando a remoção”, acrescentou.
Exibições cristãs nos estados dos EUA e nos municípios estão sob crescente ameaça nos últimos anos.
Em maio, a American Civil Liberties Union entrou com uma ação contra o estado de Arkansas depois de erigir um monumento dos Dez Mandamentos do lado de fora do Capitólio do Estado.
O Templo Satânico protestou contra o monumento dos Dez Mandamentos pedindo que a legislatura do Arkansas permitisse que uma estátua de Baphomet fosse colocada fora do Capitólio também.
Fonte: The Christian Today