Phil Dooley é o pastor sênior global interino da Hillsong Church. | Igreja do YouTube/Hillsong
Phil Dooley é o pastor sênior global interino da Hillsong Church. | Igreja do YouTube/Hillsong

O pastor sênior global interino da Hillsong Church, Phil Dooley, diz que mudanças na estrutura organizacional da denominação estão em andamento depois que um funcionário suspenso alegou em um processo recente que a megaigreja com sede na Austrália se apropriou de doações e deu “grandes presentes em dinheiro” ao ex-pastor sênior global Brian Houston, sua família e outros líderes da igreja.

Em uma atualização publicada no site da Hillsong Church na sexta-feira, Dooley disse que compartilhará em uma reunião agendada para esta terça-feira o “progresso que a Hillsong Church está fazendo para trazer mudanças significativas à nossa estrutura organizacional”.

Ele também confirmou que o processo contra a Igreja Hillsong “envolve questões de emprego” e “várias alegações relacionadas às finanças da igreja”.

“Embora eu queira fornecer detalhes mais específicos, infelizmente não posso, porque, embora as reivindicações possam ser divulgadas, é inapropriado responder ou comentar publicamente porque o assunto está no tribunal. No entanto, posso garantir que meu coração , e o desejo de nossa liderança é lidar com esse assunto à medida que abordamos qualquer outro assunto – com humildade, amor e oração”, disse Dooley.

“Embora tenha sido avisado de que durante o processo judicial defenderemos essas reivindicações, também reconheço que há muitas coisas que devemos fazer – e já estamos fazendo – de maneira diferente de como operamos no passado”, acrescentou. “Este é um novo dia para a Hillsong, e hoje somos uma igreja diferente do que éramos há um ano. Quando surgem questões como essa, nossa primeira resposta deve ser olhar para o Espírito Santo e ser guiado por Ele.”

O processo foi aberto na Austrália no início deste mês em nome da funcionária da Hillsong, Natalie Moses, como parte de um caso do Fair Work Act contra a igreja, informou a ABC News.

A Comissão Australiana de Caridades e Sem Fins Lucrativos está investigando a igreja desde março para verificar se a organização cumpriu os regulamentos australianos que regem a operação de instituições de caridade.

Moses, que trabalha no departamento financeiro da igreja, alega que por volta de março deste ano, ela foi solicitada a preparar respostas internas para a investigação da ACNC.

Peter Ridley, diretor financeiro da igreja, supostamente disse aos principais membros do departamento financeiro durante uma reunião de 29 de março que Deus protegeria a Hillsong durante a investigação porque “Deus protege os justos e a Hillsong é a justa”.

Em seu processo, Moses alega que a igreja está envolvida em muitas práticas financeiras questionáveis ​​no que seu advogado, Josh Bornstein, chama de “cultura de caubói”.

O processo alega, entre outras coisas, que os líderes da sede da Igreja Hillsong disfarçaram ilegalmente as transferências internacionais fazendo pagamentos por meio de entidades da Igreja sediadas nos Estados Unidos.

Auditorias internas conduzidas por Moses descobriram registros financeiros questionáveis ​​que provavelmente não cumpririam a legislação australiana, afirma o processo.

Junto com as alegações de que os líderes da igreja fizeram doações “significativas” para os diretores da igreja, familiares e amigos, Moses disse que eles usaram cartões de crédito da igreja para pagar viagens internacionais e produtos de grife.

Houston, fundador da Hillsong Church, renunciou ao cargo de pastor sênior global em 23 de março, depois que foi revelado que duas mulheres fizeram sérias queixas de má conduta contra ele nos últimos 10 anos.

Sua renúncia também veio mais de um ano depois que o braço americano da Igreja Hillsong foi abalado por alegações de abuso financeiro de ex-membros que disseram que os pastores frequentemente gastavam dinheiro do dízimo em despesas generosas. Essa acusação veio logo após um escândalo sexual que eclodiu no local da Hillsong NYC.

Houston se gabou na época do “registro de excelência em responsabilidade financeira global da Hillsong Church e um compromisso inabalável com a integridade financeira”.

Em sua resposta na sexta-feira, Dooley lembrou aos membros da igreja que o conteúdo do processo é atualmente “alegações”.

“Por favor, tenha em mente que qualquer coisa que você possa ouvir, ou que possa ser relatado, são alegações não testadas e não comprovadas”, escreveu ele. “Mas, igualmente, quero que você saiba que, se ao longo deste processo descobrirmos que precisamos fazer mudanças, nós o faremos. Estamos confiantes de que a verdade prevalecerá e agradecemos suas orações”.

Folha Gospel com informações de The Christian Post

SIGA O FOLHAGOSPEL NO INSTAGRAM: @FOLHAGOSPEL

Comentários