A Arquidiocese de Aparecida, responsável pelos municípios do Vale do Paraíba (SP), lançou no último fim de semana um folheto de orientação aos católicos sobre as eleições.

O encarte “Rezando o terço com Nossa Senhora pelas eleições” foi elaborado pelo Centro Arquidiocesano de Pastoral com base no documento da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre o processo eleitoral e será distribuído nas paróquias das 39 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O folheto sugere que as comunidades se reúnam para rezar pela escolha dos governantes e discutam a importância do voto, as campanhas, a atuação dos candidatos e dos partidos.

De acordo com a arquidiocese, a Igreja não pretende indicar candidatos nem permitir campanhas durante as missas e encontros comunitários. “A Igreja não vai indicar candidatos nem estar neste ou naquele partido. Porém os cristão são membros da sociedade e não deixam de fazer política, quer participando quer se abstendo”, disse o secretário-geral da CNBB, dom Odílio Pedro Scherer.

O encarte pretende também “resgatar a esperança no processo eleitoral e fortalecer a utopia”, já que, segundo o arcebispo dom Raymundo Damasceno Assis, a população brasileira está “descrente, sem esperança, necessitando reagir e cobrar soluções para os problemas sociais do país”. As paróquias devem receber os folhetos nesta semana para que o terço passe a ser rezado nos grupos de oração e nas missas até o início de outubro.

Fonte: Agência Estado

Comentários