O presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana de Portugal, dom António Vitalino Dantas, declarou nesta terça-feira, em Fátima, temer “uma certa xenofobia” da população portuguesa em relação aos imigrantes devido ao assalto a uma agência bancária por dois brasileiros, na última quinta-feira.

“Eu sempre tenho muito medo, essencialmente da opinião que é feita na rua, que não é controlada, e das pessoas que sofrem na pele com isso”, afirmou dom António Vitalino Dantas, antes do início da peregrinação internacional ao Santuário de Fátima, dedicada aos migrantes e refugiados.

Citando o assalto a uma agência do Banco Espírito Santo, em Lisboa, efetuado por dois brasileiros que mantiveram dois reféns por várias horas, o religioso se mostrou preocupado também com o “impacto” na transmissão dos acontecimentos pela imprensa.

O presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, que também é bispo da cidade lusa de Beja, sublinhou que “o bem e o mal estão espalhados por todo o mundo”, concluindo que é preciso “tornar o trigo mais forte para que o joio fique abatido”.

O assalto de quinta-feira terminou com a libertação dos dois reféns quando os atiradores da polícia portuguesa dispararam sobre os assaltantes, matando um e ferindo o outro.

Fonte: Lusa

Comentários