Metodista oram, católicos e luteranos expressam solidariedade aos familiares das vítimas do vôo 3054 da TAM, que explodiu nesta terça-feira,17 de julho, em São Paulo, ao tentar aterrissar na pista molhada do Aeroporto de Congonhas.
O Airbus A 320 derrapou na pista, arremeteu e atravessou a Avenida Washington Luis, uma das mais movimentadas da capital paulista, batendo contra depósito da empresa. Até o início da noite de hoje foram confirmadas 184 mortes.
Este foi o pior acidente da história da aviação brasileira. No Airbus, procedente de Porto Alegre, de onde decolou às 17h16, viajavam 180 passageiros e seis tripulantes. O acidente aconteceu às 18h45 da terça-feira, 17 de julho.
Em nota, a presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) expressou pesar e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. Pelos menos duas pessoas que estavam no avião da TAM eram luteranas.
O deputado federal Julio Redecker, advogado, 51 anos, natural de Taquari, no Rio Grande do Sul, era membro da Comunidade Evangélica Ascensão, de Novo Hamburgo e líder da minoria na Câmara. Ele integrava a bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A outra luterana identificada até agora era a comissária de bordo Patrícia Schneider, de Teutônia, no Rio Grande do Sul.
Redecker tomaria outro avião em São Paulo. De lá viajaria, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, do Partido dos Trabalhadores (PT), aos Estados Unidos para reuniões com parlamentares estadunidenses. Chinaglia cancelou a viagem.
A IECLB pediu a todos os seus pastores que na celebração dos cultos, no domingo, intercedam pelos familiares das vítimas, mencionando nominalmente os luteranos mortos no acidente.
Também a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu nota de solidariedade aos familiares, parentes, amigos e colegas das vítimas. “Estamos juntos na dor das pessoas atingidas e as colocamos em nossas orações, para que seus corações sejam confortados”, manifesta a nota.
A nota de pesar do arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, enviada logo após o acidente aéreo, diz: “Nota de Pesar e Solidariedade. Diante do trágico acidente com um avião da companhia aérea TAM, no início da noite de hoje (terça-feira), no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, apresento em nome da arquidiocese de São Paulo as mais sinceras condolências aos familiares e parentes das vítimas desse grave acidente. Apresento também à empresa TAM, seus diretores e funcionários, minha viva solidariedade. Elevo preces a Deus pelas pessoas que perderam a vida, por aquelas que ficaram feridas e pelos seus familiares, que vivem este momento com profunda consternação e dor. Peço que Deus os conforte. D.Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.”
No site da Igreja Metodista do Brasil, a nota “Os metodistas de todo o Brasil se unem em oração e solidariedade às famílias das vítimas” afirma: “Desde a divulgação da tragédia ocorrida no início da noite de ontem, dia 17, em São Paulo, metodistas de todo o Brasil têm se reunido em oração, pedindo a presença consoladora e animadora do Espírito Santo com todos os que estão direta ou indiretamente ligados a esse terrível acidente. Várias igrejas locais tiveram na noite de ontem reuniões de oração e outras tantas realizam, ao longo do dia e da semana, reuniões em que são lembradas e colocadas nas mãos de Deus as famílias enlutadas; os bombeiros que trabalham no local; os pilotos e demais funcionários das companhias aéreas que, mesmo abalados, têm de seguir trabalhando; as autoridades para que dêem os encaminhamentos necessários de forma sensata e responsável. A Igreja convida e incentiva a todos os/as metodistas a orarem, na igreja ou individualmente, pedindo a consolação, orientação e a doce presença do Espírito Santo de Deus.”
Várias igrejas metodistas de São Paulo tiveram reuniões de oração, ontem à noite, colocando nas mãos de Deus as famílias enlutadas. Em oração, metodistas de todo o país têm orado pedindo a presença consoladora e animadora do Espírito Santo a todas as pessoas que estão relacionadas ao acidente.
Além dos passageiros do Airbus, também foram retirados corpos do prédio da TAM, contra o qual o avião se chocou. A estimativa é que tenham morrido mais de 200 pessoas no acidente.
Um telegrama enviado dia 18 de julho, pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, em nome do papa, ao arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, devido ao acidente aéreo, também lamenta a tragédia: “O papa, consternado pelas centenas de vítimas do acidente aéreo na capital paulista, onde esteve em maio passado, quer dar seu mais sentido pêsames a todos os familiares. Assegura suas orações, invoca a força e o consolo de Deus para os feridos e para todos os afetados por esta tragédia e concede a todos a consoladora bênção apostólica”.
Fonte: ALC e Soma
