Cristãos se reúnem para o culto da madrugada no domingo de Páscoa. (Foto: CT Índia)
Cristãos se reúnem para o culto da madrugada no domingo de Páscoa. (Foto: CT Índia)

Os cristãos de toda a Índia celebraram a Páscoa, a festa mais importante que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, com profundo fervor religioso, no domingo, 31 de março. O dia marcou o culminar da Semana Santa, um período de orações que recorda a fase final da vida de Cristo, desde sua prisão até sua crucificação e eventual triunfo sobre a morte por meio de sua ressurreição.

Quando o relógio bateu meia-noite, os cristãos reuniram-se em igrejas em todo o país para oferecer orações especiais, simbolizando a ressurreição. Uma das igrejas renomadas, a Igreja Tenkasi em Tamil Nadu, realizou orações da meia-noite, uma tradição que significa o triunfo da humanidade através da ressurreição do Messias, enfatizando temas de renovação, esperança e a vitória da luz sobre as trevas.

O Primeiro-Ministro Narendra Modi estendeu as suas saudações, expressando esperança de que a mensagem de renovação e otimismo reverberasse por todo o país. Em postagem no X (ex-Twitter), afirmou: “Na Páscoa, esperamos que a mensagem de renovação e otimismo reverbere por toda parte. Que este dia inspire todos nós a nos unirmos, promovendo a unidade e a paz. Desejamos a todos uma alegre Páscoa”.

Em Mizoram, as celebrações começaram com várias denominações religiosas realizando cultos ao amanhecer, enquanto o Exército da Salvação tocava hinos com suas bandas de metais. Os congregantes da Igreja Presbiteriana da Índia (PCI), a maior denominação do estado, ouviam sermões de versículos bíblicos selecionados, e os membros da igreja adornavam as instalações com lindas flores em memória dos seus familiares falecidos, concluindo as festividades com chá, bolos e os inevitáveis ​​“ovos de Páscoa”.

Nagaland, outro estado de maioria cristã, testemunhou uma multidão de crentes, independentemente da denominação e da idade, reunindo-se no histórico Old DC Bungalow para o serviço religioso do nascer do sol. O governador de Nagaland, La Ganesan, estendeu calorosas saudações, afirmando: “A Páscoa é celebrada todos os anos em todo o mundo com grande reverência. Neste dia abençoado, celebremos o testamento do amor de Deus à humanidade e o espírito de perdão. Que a ressurreição de Jesus Cristo encha todos os nossos corações de alegria, esperança e traga bênçãos abundantes a todos.”

O ministro-chefe Neiphiu Rio disse: “O maior ato de amor de Jesus na Sexta-feira Santa é seguido pelo maior ato de poder no Domingo de Páscoa, que é a Sua ressurreição. Que o milagre da Páscoa traga amor, esperança e alegria renovados em nossas vidas. Desejo a todos uma Feliz e abençoada Páscoa.”

O vice-ministro-chefe Yanthungo Patton acrescentou: “Uma abençoada Páscoa para todos! Ao celebrarmos a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo e seu triunfo sobre a morte e o pecado, regozijemo-nos na promessa da vida eterna por meio do sacrifício de Cristo. Que este dia nos lembre do poder do amor, do perdão e de novos começos. Desejando a todos paz, alegria e unidade!”

Em Goa, os cristãos participavam de orações especiais em igrejas e capelas, com alguns cultos realizados em português, além de inglês e concani. Procissões foram realizadas em várias partes do estado, e o governador PS Sreedharan Pillai estendeu saudações, dizendo: “A Páscoa é o sinal máximo e o símbolo divino da vitória sobre as forças da morte, das trevas e do mal. Jesus Cristo pregou os valores eternos do amor, compaixão, fraternidade, responsabilidade e perdão. No mundo atual, afligido por muitos males causados ​​pelo homem, as mensagens de Jesus Cristo podem ajudar a transformar-nos e guiar-nos para levar uma vida mais significativa, pacífica e feliz.”

O ministro-chefe Pramod Sawant disse: “A Páscoa é o momento de compartilhar amor e felicidade. Nos dias de hoje, as nobres virtudes e valores encarnados por Jesus Cristo podem nos dar forças para levar uma vida mais significativa, promovendo os valores humanos. A Páscoa nos lembra a todos seguir nossa consciência e praticar o que podemos fazer pelos outros na vida cotidiana. Neste dia, vamos nos comprometer a lutar pelo bem-estar dos outros e inspirar as pessoas a capacitar os outros. Que todos nós, vivendo neste belo estado de Goa, unam-se na construção de uma nova sociedade, onde os interesses dos outros reinarão acima de tudo.”

Vijayawada Andhra Pradesh, testemunhou uma atmosfera festiva quando as principais igrejas, incluindo a Catedral de São Pedro, a Catedral de São Paulo e o Santuário Gundala Matha, foram iluminadas para as celebrações da Páscoa. A Federação de Igrejas Telugu e organizações cristãs de Andhra Pradesh organizou o 14º evento consecutivo ‘Corra por Jesus’ na véspera da Páscoa, com participantes devotos que observaram o período de Quaresma de 40 dias.

Em Kerala, os devotos lotavam as igrejas desde a madrugada para assistir às missas da meia-noite ou de madrugada e orações especiais lideradas por bispos e padres. Terminando os 40 dias da Quaresma, as famílias cristãs tradicionais prepararam festas suntuosas em casa, marcando o culminar da Semana Santa e a alegre celebração da ressurreição de Cristo.

À medida que o dia avançava, as igrejas em toda a Índia ressoavam com hinos, orações e trocas de saudações, enquanto os fiéis se regozijavam com o triunfo de Jesus Cristo sobre a morte, abraçando a mensagem de renovação, esperança e unidade que o tempo da Páscoa simboliza.

Folha Gospel com informações de The Christian Today

Comentários