Pastor com depressão (foto ilustrativa)
Pastor com depressão (foto ilustrativa)

O alerta vermelho chegou aos púlpitos das igrejas nos Estados Unidos. Isto porque o estudo 2022 Greatest Needs of Pastors, divulgado pela Lifeway Research, aponta que 75% dos pastores norte-americanos estão extremamente estressados. O levantamento revela ainda que 90% estão envolvidos com o ministério pastoral entre 55 e 75 horas por semana.

O pastor Joshua Smith, da Light Elk Grove Church, em Elk Grove, na Califórnia, destaca ser importante que os líderes descansem para que tenham disposição e boa saúde mental. “Precisamos ser sábios com o chamado de Deus em nossa vida, administrá-lo e garantir que não nos esmague”.

Ele salienta que o fardo de Deus é leve. No entanto, “precisamos orar por um espírito de sabedoria para que possamos delegar algumas das tarefas para as quais Deus não nos chamou”.

  • Smith assegura que os pastores não podem ignorar a necessidade de descanso. “Você e eu precisamos saber em que graça caminhamos para não carregarmos um fardo que não fomos projetados para carregar”, compartilhou.

De acordo com o pastor, o objetivo do inimigo é esgotar os pastores para que possa atrapalhar comunidades inteiras. “Em Coríntios, Paulo disse que há uma porta de ministério, uma porta larga e eficaz, mas ele afirmou que há muitos adversários. Portanto, não há apenas a atração de viver a vida e cuidar dos negócios, mas também há uma guerra espiritual.

Para finalizar, o pastor Smith adverte: “Onde quer que haja uma porta, há uma guerra. Portanto, o diabo está guerreando por (minha alma) e por suas almas. Como homem de Deus e como mulher de Deus, estamos conectados a grupos de pessoas, estamos conectados às igrejas, e estamos ligados a comunidades inteiras. Se ele pode nos desgastar, ele vai acabar com comunidades inteiras.”

O descanso é algo criado por Deus, conforme Gênesis 2.3. Assim, o ser humano é limitado e, por isso, precisa identificar o momento de parar para que a saúde mental seja mantida. Dessa forma, o chamado confiado pelo Senhor não será pesado nem desgastante.

Fonte: Comunhão

Comentários