A Igreja Católica dos Estados Unidos decidiu esta semana encerrar a paróquia de Saint John the Baptist, em Fall River, a mais antiga fundada por portugueses no país, devido à reduzida afluência de fiéis.

“As pessoas têm estado a mudar-se para os subúrbios e não vão à missa”, lamentou o monsenhor John Oliveira, da diocese de Fall River, em declarações à Lusa.

“É muito triste vermo-nos numa posição hoje na Igreja em que temos de considerar fechar igrejas devido às perdas de comungantes e manutenção de edifícios envelhecidos”, adiantou o clérigo, descendente de açorianos, como muitos dos luso-americanos na região.

A paróquia foi estabelecida por imigrantes portugueses em 1871 e a igreja atual data de 1913, depois de um primeiro edifício ter sido destruído pelo fogo.

Através de uma carta do bispo George Coleman, que foi lida em todas as missas do último fim de semana, a Diocese anunciou esta semana o fim da paróquia, cuja viabilidade vinha sendo estudada desde 2009, passando os fiéis a ser servidos pela vizinha igreja Our Lady of Mount Carmel.

[b]Fonte: Jornal de Notícias – Portugal[/b]

Comentários