Pessoas caminhando nas ruas
Pessoas caminhando nas ruas

Uma nova pesquisa da Pew Research descobriu que 73% dos adultos dos Estados Unidos acreditam no céu, enquanto 62% acreditam no inferno. Os números são semelhantes aos de 2017, a última vez que fez esse tipo de perguntas.

“Entre os cristãos, a maioria esmagadora de todos os principais subgrupos expressam crença no céu”, mas “enquanto cerca de nove em cada dez protestantes nas tradições evangélicas e historicamente negras acreditam no inferno, apenas 69% dos protestantes tradicionais e 74% dos católicos compartilham dessa crença”, apontam os autores da pesquisa .

Além disso, “a crença é muito menos comum entre americanos não afiliados à religião (37%) , o que inclui aqueles que descrevem sua religião como “nada em particular”, metade dos quais acredita no céu, bem como agnósticos (26% dos quais acreditam no céu) e ateus (3%)”, acrescentam os pesquisadores.

Enquanto isso, 26% dos adultos americanos dizem que não acreditam no céu nem no inferno , incluindo 7% que acreditam em algum outro tipo de vida após a morte e 17% que não acreditam em nenhuma outra vida após a morte.

Como será a vida após a morte?

Aqueles que disseram acreditar no céu e no inferno foram questionados sobre como eles acham que esses lugares são, e a pesquisa mostra que “muitos americanos acreditam em uma vida após a morte onde o sofrimento termina totalmente ou continua para sempre”.

A maioria dos entrevistados descreveu o céu como um “lugar onde as pessoas estão livres de sofrimento, reúnem-se com entes queridos que já morreram, podem encontrar Deus e ter corpos perfeitamente saudáveis”, entre outras características.

Em relação ao inferno, cerca de metade dos americanos o vê como “um lugar onde as pessoas experimentam sofrimento psicológico e físico, tomam consciência do sofrimento que criaram no mundo e não podem ter um relacionamento com Deus”. Uma parte um pouco menor disse que as pessoas no inferno podem encontrar Satanás.

Quem pode ir para o céu?

Entre os americanos adultos que acreditam no céu, 39% pensam que as pessoas que não acreditam em Deus podem entrar no céu , em comparação com 32% que dizem que apenas os crentes podem ter acesso.

“Os católicos têm muito mais probabilidade do que os protestantes de dizer que as pessoas que não acreditam em Deus podem ir para o céu (68% contra 34%). Os protestantes evangélicos são especialmente restritivos em sua visão, com apenas 21% dizendo que quem não acredita em Deus pode ir para o céu”, diz a pesquisa.

Entre os “sem religião” que acreditam no céu, 27% responderam que as pessoas que não acreditam em Deus podem ir para o céu, enquanto 9% disseram que não.

De acordo com a Pew, “os protestantes têm duas vezes mais probabilidade do que os católicos de dizer que sua fé é a única fé verdadeira que leva à vida eterna no céu (38% vs. 16%), com metade dos evangélicos expressando essa opinião”.

Além disso, “ mais católicos do que protestantes dizem que muitas religiões podem levar ao céu e que os não-cristãos estão incluídos (61% vs. 35%)”, conclui a pesquisa.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus


Comentários