Um médico cristão foi morto em um ataque de facão contra ele e seu motorista de motocicleta em 17 de outubro no estado de Nasarawa, na Nigéria, disseram fontes.
Stephen Angbas era médico e membro da Igreja Evangélica Reformada de Cristo.
O porta-voz da polícia, Rahman Nansel, do Comando da Polícia do Estado de Nasarawa, disse em comunicado à imprensa que o motorista da motocicleta comercial de Angbas, Mikailu Dahiru, foi ferido no ataque ao longo da estrada Jangargari-Awe.
Testemunhas oculares informaram a agência de notícias Punch que os agressores os atacaram com facões e que Dahiru foi levado às pressas para um hospital próximo para tratamento de ferimentos graves.
Não ficou claro se o ataque teve motivação religiosa, embora a natureza horrível do ataque tenha sido semelhante à dos ataques terroristas nigerianos contra cristãos. Punch indicou que o roubo pode ter sido o motivo, embora nem a mídia nem a polícia tenham indicado que algum dinheiro foi roubado.
O estado de Nasarawa tem sofrido ataques crescentes por parte de pastores Fulani e outros terroristas que se mudaram para o estado. De 24 a 29 de abril, pastores Fulani mataram 12 agricultores cristãos em Ajimaka, no condado de Doma, em ataques ali e em 13 outras aldeias.
Em meados de março, ataques armados de pastores Fulani a comunidades predominantemente cristãs no estado de Nasarawa deixaram mais de 200 mortos e destruíram casas e fazendas, segundo a Associação de Desenvolvimento Ajiri Afo, sediada em Nasarawa.
Folha Gospel com informações de Morning Star News