No final da tarde e durante a noite desta segunda-feira, 27, a hashtag #NaturaNão ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter, chegando a 1ª posição nos trends topics.
A Natura está sendo bastante criticada na internet por escolher a transexual Thammy Miranda para estrelar a campanha de Dia dos Pais da marca de cosméticos. Na semana passada, o filho de Gretchen publicou um vídeo da ação #MeuPaiPresente onde mostra seus momentos ao lado de Bento, fruto de uma fertilização artificial feita por sua companheira Andressa Ferreira. (Veja vídeo abaixo)
– As melhores lembranças que meu filho vai ter de mim, sem dúvidas, serão das coisas boas que a gente viveu junto, seja brincando, sendo amigo, educando… É essa energia de presença, de estar junto, acompanhando e sendo companheiro que eu tenho e vou continuar tendo com ele. Ser pai é isso! Estar presente é o melhor presente! – declarou Thammy no vídeo.
Nas redes sociais, inúmeros internautas discordaram do novo garoto-propaganda da marca. Um usuário do Twitter disse que, apesar de usar hormônios e ter retirado os seios, Thammy continua sendo mulher. Já outros pediram boicote à Natura usando a hashtag #NaturaNão.
Por meio das redes sociais, Thammy disse que “amor, respeito, afeto e coragem são coisas que precisamos pra enfrentar a vida”. Em vídeo, Gretchen acusou os críticos de não serem pais de verdade por estarem incomodados com a escolha da Natura.
Natura se posiciona
Procurada pela equipe da EXAME, após a repercussão negativa, a Natura informou que acredita na diversidade, que é um valor “expresso em nossas crenças há mais de vinte anos, estando sempre presente em nossas campanhas publicitárias e projetos patrocinados”.
Leia a nota da empresa:
“A Natura acredita na diversidade. Esse valor está expresso em nossas crenças há mais de vinte anos, estando sempre presente em nossas campanhas publicitárias e projetos patrocinados. A campanha de Dia dos Pais mergulha na rotina desafiadora que todos estão vivendo durante a quarentena e mostra como esse intenso convívio pode fortalecer a relação entre pais e filhos, mostrando que a presença paterna é o maior presente. É um convite para ampliar as representações do homem contemporâneo a viver sua masculinidade de forma mais aberta e leve. A Natura celebra todas as maneiras de ser homem, livre de estereótipos e preconceitos, e acredita que essa masculinidade, quando encontra a paternidade, transforma relações.”
Polêmica com beijo lésbico
Não é a primeira vez que a empresa Natura, que adquiriu a Avon em janeiro deste ano, se vê envolvida em polêmicas. Há um ano, a Natura sofreu boicote por parte de alguns consumidores ao mostrar três casais de mulheres se beijando nas peças publicitárias da Coleção do Amor. Dentre as participantes, estava uma drag queen.
A onde de boicotes fez o grupo novamente ficar em evidência no Twitter e vários usuários manifestaram a insatisfação com a empresa. Um deles disse que “a Natura se esqueceu que as revendedoras são em sua maioria donas de casa conservadoras e mães que tiram um extra para ajudar o marido, odiadas pelas ‘lacrudas’ que as chamam de oprimidas ou machistas”.
Silas Malafaia
O pastor Silas Malafaia, líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, também se manifestou nas redes sociais onde publicou um texto em que diz: “Vamos boicotar a Natura! Coloca uma mulher para fazer papel de homem no Dia dos Pais. Uma afronta aos valores cristãos. Somos a maioria”
Fonte: Pleno News e EXAME