O presidente Barack Obama distribuiu o dinheiro recebido com o prêmio Nobel da Paz, com o qual foi contemplado, em Oslo, entre 10 organizações, incluindo as que trabalham com familiares de militares, além de beneficiar o Haiti e a educação das minorias desfavorecidas, anunciou nesta quinta-feira a Casa Branca.

Obama cumpriu, assim, a promessa de doar 1,4 milhão de dólares a obras de ajuda humanitária.

Entre os beneficiados, 250.000 dólares foram doados à organização não governamental americana”Fisher House”, de apoio a famílias que possuem parentes internados em hospitais militares.

Outros 200.000 dólares serão canalizados ao fundo Clinton-Bush do Haiti, sob a responsabilidade de seus antecessores George W. Bush (2001-2009) e Bill Clinton (1993-2001), destinado arrecadar doações para o país, abalado por um terremoto no dia 12 de janeiro passado.

O presidente Obama quis repassar, além disso, 125.000 dólares a cada uma das seis organizações que ajudam jovens provenientes de minorias (negros, hispânicos, indígenas) que queiram cursar estudos superiores nos Estados Unidos.

A ONG americana “Africare”, que dirige projetos humanitários na África Subsaariana, e o “Central Asia Institute”, que luta contra o analfabetismo no Afeganistão e no Paquistão, receberão, cada uma, 100.000 dólares, segundo a Casa Branca.

Fonte: AFP

Comentários