Organizações cristãs influentes que defendem a liberdade religiosa e trabalham com os cristãos perseguidos e igrejas ao redor do mundo lançaram ontem uma campanha de oração global pelo país sede dos Jogos Olímpicos de 2008.

As sérias violações registradas nos últimos meses têm chamado a atenção do mundo para o desrespeito aos direitos humanos praticados no país.

Portas Abertas, Associação de Ajuda à China (CAA, sigla em inglês), Christian Solidarity Worldwide, Voz dos Mártires e a Comissão de Liberdade Religiosa da Aliança Evangélica Mundial, que representa milhões de cristãos evangélicos, são alguns Parceiros da Liberdade Religiosa (RLP, sigla em inglês) signatários da Declaração de Zurique.

Em uma declaração conjunta, as organizações disseram que embora a China tenha feito um “progresso importante” durante as últimas décadas, ainda terá que “remover muitos obstáculos à expressão plena da fé”.

Avanço

“Apesar dos muitos obstáculos, a Igreja na China se multiplicou nas últimas décadas”, lembra Johan Compajen, da Portas Abertas. “O que parecia impossível no passado aconteceu, participamos dessa corrente de oração ao lado dos irmãos e irmãs chineses que estão dispostos a pagar o preço por Jesus”, explicou.

“Se continuarmos orando, podemos ser surpreendidos dentro de 30 anos”, disse ele.

Mervyn Thomas, da Christian Solidarity Worldwide, diz que “ainda há um longo caminho para se obter e manter a liberdade religiosa na China, visto que ela ainda é desconhecida de muitos cristãos chineses.”

“Porém, cristãos do mundo inteiro têm orado por muitos anos pelos irmãos chineses e eu acredito que nós estamos começando a ver o impacto dessas orações hoje”, complementou ele.

Desafio

“A convocação à oração é para que possamos reconhecer algum progresso na atitude da China em relação à liberdade religiosa e também quanto ao papel que os cristãos desempenham em todos os níveis de sociedade chinesa”, disse ele.

A Anistia Internacional, uma organização secular, não está otimista com a situação na China. Em um relatório, o grupo detalhou quase 24 casos de prisão de defensores de direitos humanos durante os preparativos para os Jogos Olímpicos.

“A sanção severa contra ativistas se aprofundou, não diminuiu por causa da Olimpíada de Beijing e não parece que vai mudar”, advertiu Irene Khan, diretora geral da Anistia Internacional.

Pontos para orar:

– A repressão aos líderes cristãos chineses aumentou. Muitos estão presos sem qualquer acusação ou sob a acusação de conspiração contra o regime ou a economia. Ore para que eles sejam soltos de forma milagrosa.

– O Comitê Olímpico de Beijing limitou a entrada de Bíblias no país: apenas uma por pessoa, para uso pessoal. Ore para que milhares de exemplares e materiais de apoio ao evangelho cheguem aos cristãos locais.

– Ore para que as igrejas locais ( que não têm muito material de estudo da Bíblia) não caiam na armadilha de falsas interpretações da Palavra de Deus.

– Muitos chineses nunca ouviram falar de Jesus. Ore para que os visitantes estrangeiros da Olimpíada consigam deixar sementes de fé no país.

– Ore para quebrar as barreiras impostas pela cultura materialista chinesa. Ore para que o Senhor abra os corações do povo para entender a graça e o amor do Senhor ( para alguns povos é difícil entender uma relação franca, de amor e sem troca, como deve ser a nossa relação em Cristo).

– Peça por mais líderes cristãos, preparados, capacitados e ungidos na sabedoria de Deus para toda a boa obra.

– A mídia internacional tem destacado apenas a repressão aos monges do Tibet, enquanto milhares de cristãos estão presos, torturados e são privados de gêneros de primeira necessidade. Ore para que essa situação se torne visível ao mundo e seja completamente transformada.

– Ore para que haja uma efetiva liberdade religiosa na China e para que o povo não seja escravizado dentro deste sistema híbrido capitalista, que oscila entre práticas econômicas liberais e rígidas regras que remontam aos tempos do pleno comunismo.

Fonte: Portas Abertas

Comentários