Uma mulher de 76 anos foi expulsa da Igreja da Encarnação, ao Chiado, em Lisboa, por acender velas durante a missa dominical. Maria Manuela Leitão acusa o padre que presidia à eucaristia de a ter “humilhado na frente de 80 pessoas” e ameaça apresentar queixa ao Patriarcado de Lisboa.

“Entrei em silêncio e fui acender duas velas no altar de Santa Filomena, que fica num corredor lateral. Quando me apercebi estava um segurança ao meu lado. Disse-me que eu não podia acender as velas. Não compreendi bem a atitude, mas apaguei as velas. Foi aí que o padre interrompeu a missa, virou–se para mim e disse em voz alta: ‘A senhora apaga as velas e sai da igreja’”, relata. Em resposta, a idosa terá dito: “Não saio. Já apaguei as velas como me foi pedido.”

O conflito terá ficado por aí. O padre retomou a eucaristia e Maria Leitão assistiu até ao final. A idosa acusa o pároco de ter “dois pesos e duas medidas para os paroquianos”. “A mim proibiu-me de acender velas em honra de uma santa, mas não diz nada quando as moedas caem na caixa de esmolas e isso faz muito mais barulho”, lamenta.

A igreja escusou-se a falar do assunto. Fonte do Patriarcado de Lisboa explica, no entanto, que não existem normas que regulem o funcionamento das missas. “Depende do bom senso. Há coisas que devem ser deixadas para antes ou depois da missa, de forma a não desviar a atenção dos restantes. Mas a forma como se lida com essas situações depende dos padres, que podem optar por uma intervenção mais pedagógica.”

Hábitos católicos

A maioria dos católicos praticantes de Lisboa raramente lê a Bíblia, ainda que em quase todas as casas exista um exemplar do livro sagrado, revela um estudo do Patriarcado de Lisboa com base num inquérito a quase 4000 participantes nas missas.

Preço das missas

O preço das missas e dos sacramentos religiosos aumentou mais de 30 por cento na maioria das dioceses do País em Julho. Mandar celebrar uma missa custa 10 euros, um funeral fica por 30 euros e celebrar um matrimônio ou um batismo, 25 euros.

Fonte: Correio da Manhã – Portugal