O padre Henryk Jankowski, ex-capelão do sindicato polonês Solidaridade, ficaria feliz se o ator e diretor de cinema Mel Gibson fizesse um filme biográfico sobre ele, admitiu em uma entrevista publicada nesta terça-feira pelo jornal Dziennik.

Personagem polêmico, o padre Jankowski, de 71 anos, se tornou famoso por suas opiniões anticomunistas e suas alusões anti-semitas.

“Mel Gibson é um grande homem e um católico honrado. Também é um artista eminente. Sua ‘Paixão de Cristo’ é uma verdeira obra de arte. Não nos conhecemos pessoalmente, mas haverá oportunidade”, declarou Jankowski, ao anunciar que se encontrará com o ator em setembro.

O padre Jankowski, também conhecido por sua predileção pelo luxo, emprestou sua imagem para promever um vinho na Polônia.

O instituto Henryk Jankowski, criado e dirigido por seus antigos colaboradores, afirma ter colocado em andamento uma campanha de arrecadação de fundo para financiar a ainda hipotética produção de Mel Gibson.

O instituto pretende ainda lançar produtos de beleza, camisetas, isqueiros e outros itens com a foto do padre.

Cansado de suas opiniões e seu modo de vida, o arcebispo de Gdansk, Tadeusz Goclowski, destituiu, em 2004, Jankowski de suas funções de padre da paróquia de Santa Brígida.

Fonte: AFP

Comentários