O pastor metodista José de Luca será homenageado, na Argentina, na próxima segunda-feira, 9, Dia da Independência Nacional, quando será reinaugurada a Praça da Memória que levará o seu nome.

A nota-convite para a cerimônia de reinauguração menciona que esta será uma homenagem a “um vizinho de Parque Patrícios”. É que de Luca, com sua incansável luta pelos direitos humanos, pela dignidade e o evangelho comprometido, deixou profundas marcas em Buenos Aires, onde trabalhou por anos. A paróquia O Carpinteiro de Nazaré, situada no bairro portenho de Parque Patrícios, foi um dos emblemas de seu compromisso até a morte pelos mais necessitados.

Na homenagem também serão entregues os trabalhos realizados pela Comissão de DDHH a familiares e ex-detidos desaparecidos do bairro.

“Recordamos este grande homem e todos aqueles que lutaram e lutam pela verdadeira independência da nossa pátria”, enfatizam os organizadores do evento no convite, que leva a assinatura do Parque Patrícios, Instituto de Relações Ecumênicas e Paróquia O Carpinteiro de Nazaré.

De Luca faleceu no dia 10 de novembro do ano passado, aos 68 anos de idade. Reconhecido militante social e fundador do Movimento Ecumênico pelos Direitos Humanos (MEDH), o pastor metodista exerceu ativa participação na luta contra os efeitos da ditadura e, já em períodos de democracia, contra toda forma de exclusão social.

Fonte: ALC

Comentários