O papa Bento XVI escreveu a Shimon Peres, que hoje se tornará presidente de Israel, para expressar sua convicção de que ele “influenciará e dará coragem a outros líderes para avançar em direção à paz” no Oriente Médio, disse hoje a rádio pública israelense.

“Sua reputação e conquistas são excepcionais, claras e absolutas, tanto no campo da paz como na luta pela justiça”, diz o Pontífice na carta, dirigindo-se a Peres. Por isso, o Papa se diz convencido de que Peres, como presidente, “continuará influindo e dando coragem a outros líderes para que lidem com os desafios do futuro e avancem em direção à paz”.

Obter a paz entre israelenses e palestinos “será a melhor maneira de vencer o terror que causa a morte e a violência”, afirmou Bento XVI, ressaltando que “os terroristas são traidores da humanidade”. Shimon Peres, 84 anos, assumirá amanhã o cargo para o qual foi eleito pelo Parlamento (Knesset) no dia 13 de junho.

A chefia do Estado é o ponto final de uma longa carreira ao longo da qual Peres ocupou muitos cargos, inclusive o de primeiro-ministro e chefe da diplomacia. Sua contribuição aos Acordos de Oslo fez com que recebesse o Prêmio Nobel da Paz com Yitzhak Rabin e Yasser Arafat, em 1994. O cargo de presidente de Israel é representativo e possui uma autoridade moral que permite influenciar no debate político.

Fonte: Terra

Comentários