O papa Francisco criticou neste domingo a crescente desigualdade de riqueza e o tratamento dado aos imigrantes, dizendo que o mundo não deve ignorar aqueles “abalados pelas ondas da vida”.
“A injustiça é a raiz perversa da pobreza”, disse em uma missa que marca o Dia Mundial dos Pobres da Igreja Católica Romana. “O clamor dos pobres diariamente se torna mais forte, mas é ouvido menos, abafado pelo barulho dos poucos ricos, que crescem cada vez menos e mais ricos”.
Francisco também reiterou seu apoio aos imigrantes dizendo que as pessoas devem prestar atenção a “todos aqueles forçados a fugir de suas casas e terras nativas para um futuro incerto”.
Seus comentários foram feitos quando centenas de imigrantes de uma caravana de centro-americanos foram parados na fronteira entre os EUA e o México, depois de terem sido impedidos de entrar nos Estados Unidos, embora Francisco não fizesse nenhuma referência direta à situação norte-americana.
Um relatório deste ano da Oxfam disse que 3,7 bilhões de pessoas, ou metade da população global, não viram aumento em sua riqueza em 2017, enquanto 82 por cento da riqueza gerada no ano passado foi para a fatia de 1 por cento mais rica da população global.
Fonte: Reuters via Veja on-line