Papa Francisco cabisbaixo
Papa Francisco cabisbaixo

O papa Francisco, de 86 anos, foi internado nesta quarta-feira, 29, na Policlínica Gemelli, em Roma, em razão de uma infecção respiratória, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni. As informações foram dadas pelo site oficial Vatican News.

Segundo a nota, o pontífice se queixou de dificuldades respiratórias nos últimos dias, e exames não indicaram Covid-19.

“Nos últimos dias, o papa Francisco reclamou de algumas dificuldades respiratórias e esta tarde ele foi ao Policlínico A. Gemelli para alguns exames médicos”, disse Bruni.

Mais cedo, seu porta-voz, Matteo Bruni, havia comunicado, sem dar mais detalhes, que o líder da Igreja Católica iria ao hospital Gemelli, em Roma, para exames de rotina previamente agendados.

Apesar disso, o jornal Corriere della Sera afirmou que a ida ao centro de saúde era em decorrência de “problemas cardíacos”, e a agência de notícias italiana Ansa disse que ele foi submetido a uma tomografia computadorizada do tórax que descartou maiores complicações no coração. Segundo a agência, Francisco está em um apartamento do 10º andar na “área dos papas”, onde João Paulo 2º já foi atendido.

No início do dia, Francisco compareceu à audiência semanal no Vaticano e parecia bem. Segundo Bruni, porém, ele se queixava de dificuldades respiratórias nos últimos dias.

As audiências dos próximos dias foram canceladas e ainda não se sabe se o líder católico poderá celebrar a missa do Domingo de Ramos, no dia 2 de abril, e as cerimônias da Semana Santa. “O Papa Francisco está comovido com as numerosas mensagens recebidas e expressa sua gratidão pelas orações”, afirmou o Vaticano.

O papa Francisco sofre de diverticulite, uma doença que pode infectar ou inflamar o cólon, e foi operado no hospital Gemelli em 2021 para remover parte do intestino. No início deste ano, ele disse que a condição havia retornado e que estava gerando ganho de peso, mas que isso não era fonte de grande preocupação.

Com informações de Folha de S. Paulo

Comentários