O Papa Bento XVI receberá pela primeira vez, em 13 de outubro, no Vaticano, o líder budista do Tibet, Tenzin Gyatso, o décimo quarto Dalai Lama, informaram fontes vaticanas.
O Dalai Lama, de 71 anos, prêmio Nobel da Paz em 1989, será recebido na sexta-feira depois da audiência de Bento XVI ao presidente do Governo italiano, Romano Prodi.
[RW align=right]catho[/RW]
Será a primeira reunião do décimo quarto Dalai Lama com o novo Pontífice. Ele já se encontrou com o Papa João Paulo II no Vaticano em 1980, 1982, 1986, 1988 e 1990.
O Dalai Lama se encontra em Roma para receber o título de Doutor Honoris Causa em biologia.
Tenzin Gyatso, nasceu em 6 de julho de 1935 em Taktser, nordeste do Tibet, começou sua educação monástica aos 16 anos e aos 23 alcançou o título de Geshe Lharampa (doutor em Filosofia Budista).
Em 1950 assumiu o poder político do Tibet depois da invasão da China em 1949. Após a repressão por parte das tropas chinesas do levante tibetano, foi obrigado a escapar e exilar-se em Dharamsala, no norte da Índia.
Foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz e sua mensagem advoga as políticas de não violência, mostrando uma grande preocupação diante dos problemas ambientais do planeta.
Fonte: EFE