O Rev. Howard-John Wesley, pastor sênior da histórica Igreja Batista de Alfred Street, em Alexandria, Virgínia(EUA), surpreendeu sua congregação no início deste mês com o anúncio de que ele está se afastando de seu ministério por uma temporada porque se sente longe de Deus, cansado de sua alma e precisava se recuperar mental e fisicamente.
“De 1º de janeiro de 2020 a 1º de abril, estou me afastando de todas as responsabilidades que tenho como pastor”, anunciou Wesley em seu sermão em 1º de dezembro .
“Você não pode derramar um copo vazio. É muito perigoso para o seu pastor estar vazio ”, disse ele aos congregantes. “Eu preciso cuidar de mim.”
Ele observou ainda: “Estou cansado. E eu estou cansado de uma maneira que uma noite de sono não vai consertar. Estou cansado em minha alma.
Antes de fazer o anúncio formal à sua congregação de 10.000 membros, Wesley, que lidera a igreja de 216 anos desde 2008 , pregou sobre o valor do descanso em seu sermão chamado “Selah”.
No sermão, ele observou como são comuns os sabáticos pastorais nas igrejas brancas, enquanto aponta o quão raro era nas igrejas negras. Ele argumentou que muitos pastores negros não fazem uso sabático porque temem que o atendimento possa cair e afetar os resultados finais, ou a igreja pode funcionar muito bem sem eles.
Wesley argumentou, no entanto, que descansar é um requisito bíblico para a santidade e que a ocupação, que estudos recentes mostram que se tornou um símbolo de status do nosso tempo, não honra a Deus.
“O inimigo na tentativa de bloquear sua santidade, quer remover o descanso de sua vida e empurrá-lo de volta à escravidão. E aqui está o maior engano do diabo: convencê-lo de que quanto mais ocupado você é, mais importante é. Que quanto mais você precisa fazer, mais alto está na cadeia alimentar. Que se você está trabalhando até os ossos de alguma forma, está glorificando a Deus. E Deus diz que você não está sendo santo se não sabe descansar ”, disse Wesley.
“E a palavra para alguém hoje é que, se você realmente quer ser santo, precisa aprender a descansar. Não sei para quem estou pregando aqui, mas não deixe dias de férias em cima da mesa. Não deixe a tomada de força na mão de alguém! Você toma todos os dias de saúde mental que eles lhe deram. É ímpio não usar todas as suas férias”, disse ele para a sua congregação.
“Fui vítima do truque satânico de que a ocupação honra a Deus”, disse ele.
Wesley continuou explicando o quão difícil é o pastoreio antes de aprofundar sua necessidade de um período sabático.
“Um dos maiores erros de pastorear é pensar que, porque você trabalha para Deus, está perto de Deus. Que você permita que seu trabalho se misture com sua adoração, e eu me sinto tão distante de Deus. Eu me sinto como Jacó quando Deus lutou com ele. Estou lutando com Deus com alguns problemas agora. E Deus pega Jacó porque Deus quer mudar a natureza de Jacó. Mas ele tem que colocar Jacó em uma luta sozinho, para que Jacó se renda e então o Senhor possa quebrá-lo e então sua caminhada será alterada ”, disse Wesley. “Às vezes Deus o envolve em uma luta para que Deus possa removê-lo das pessoas para ensiná-lo a se render, para que Deus possa quebrar algumas coisas e fazer você andar de maneira diferente”
Wesley disse que acredita que o chamado para descansar está vindo de Deus.
“O Senhor está me afastando porque estou nessa luta e não me rendo. E o Senhor está tentando me mudar. Só preciso andar de maneira diferente e, para fazer isso, tenho que me afastar. Eu ouço o Senhor dizendo ‘fique quieto’. Então, eu estou indo para um período sabático”, ele disse.
“E isso realmente me pegou … quando eu tive meu exame físico anual este ano e meu médico me disse que seus números estão apontando na direção errada. E foi o que ele me disse: ‘Você pode consertá-los ou eu posso. Estresse. E você sabe que o único remédio para o estresse é descanso, dieta e exercício. Ouça-me todos, a menos que o Senhor fale comigo de forma diferente, não vou morrer neste púlpito”, disse Wesley.
Folha Gospel com informações de The Christian Post