Pastor Jarrett Booker cometeu suicídio após acusações de abuso sexual (Foto: Reprodução/Nashua Baptist Church)
Pastor Jarrett Booker cometeu suicídio após acusações de abuso sexual (Foto: Reprodução/Nashua Baptist Church)

Jarrett Booker, pai, marido e pastor do ministério estudantil e de adoração na Igreja Batista Nashua em New Hampshire, nos EUA, deixou sua família, amigos e comunidade religiosa com uma dose dupla de choque e tristeza depois de morrer por suicídio dois dias depois de ser demitido por supostamente abusar sexualmente de menores. Ele tinha 37 anos.

A morte de Booker foi anunciada pelos presbíteros e diáconos da Igreja Batista Nashua em um comunicado em 29 de novembro.

“Lamentavelmente, na noite de 27 de novembro, Jarrett Booker suicidou-se, recusando-se a enfrentar as consequências das suas ações. Este evento aumentou imensamente a complexidade e a dor da situação”, disseram os presbíteros e diáconos.

“A Igreja Batista Nashua condena inequivocamente todas as formas de abuso. É mau e Deus odeia isso. Estamos comprometidos com a transparência e com o apoio ao processo de cura das vítimas. Temos cooperado e continuaremos a cooperar totalmente com as autoridades nesta investigação, e encorajamos Jarrett a fazer o mesmo.”

Em 22 de novembro, autoridades da igreja dizem que tomaram conhecimento de uma investigação criminal sobre Booker devido a “alegações credíveis de abuso sexual contra menores”.

“Estas alegações levaram a uma revisão interna que revelou mais provas de má conduta. Independentemente do resultado de qualquer investigação criminal, este comportamento violou inegavelmente os padrões morais e éticos que esperamos dos nossos líderes e não manteve os padrões da nossa fé. Consequentemente, fizemos a decisão de rescindir imediatamente o emprego de Jarrett a partir de 25 de novembro de 2023”, diz a declaração da igreja.

“Comunicamos esta decisão e a existência da investigação à nossa congregação em 26 de novembro. Naquela época, nos abstivemos de detalhar as alegações para manter a integridade do processo legal em andamento. Garantimos à nossa igreja que compartilharíamos todas as informações pertinentes o mais rápido possível, o que fizemos em 29 de novembro”, acrescentou o comunicado.

“Nossos corações estão pesados ​​pelas vítimas, pela família de Jarrett e por nossa congregação, muitos dos quais o conheciam e respeitavam há anos. Dedicamo-nos a apoiar todos os afetados pelas ações indesculpáveis ​​de Jarrett, tanto dentro de nossa igreja quanto fora dela. Pedimos suas orações enquanto navegamos nesta situação devastadora.”

Sargento John Cinelli, oficial de informação pública e supervisor da divisão de comunicações do Departamento de Polícia de Nashua, confirmou ao Patch.com que Booker estava sendo investigado por crimes sexuais contra crianças.

“Soubemos dos supostos crimes por meio de uma investigação realizada por outro departamento de polícia”, disse ele. “A investigação ainda está em andamento, embora o suspeito já tenha falecido.”

Booker, empregado da igreja há quase uma década, trabalhava “especificamente com adolescentes” e era “responsável por liderar nosso culto musical semanalmente”, segundo o site da igreja.

O obituário do falecido pastor dizia que Booker foi adotado quando tinha 18 meses e deixou para trás seus pais, esposa, filho e outros membros da família.

“Se você tiver alguma informação relevante para este caso ou para outros casos, entre em contato com o Departamento de Polícia de Nashua pelo telefone (603) 589-6132 ou o Departamento de Polícia de Hollis pelo telefone (603) 465-7637”, pediu a igreja. “Também solicitamos que você informe a liderança da nossa igreja se se sentir confortável em fazê-lo. Dessa forma, podemos aproveitar todos os recursos que estão disponíveis para aqueles que precisam de ajuda”.

Um funeral foi realizado no último sábado em uma funerária local.

Caso você esteja com pensamentos suicidas procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Comentários