Polícia Civil
Polícia Civil

Os pastores Luiz Antônio e Lucas Abreu, da Igreja do Evangelho Quadrangular em Sergipe, foram indiciados por crimes sexuais contra mulheres que frequentavam a instituição. A informação foi divulgada pela Polícia Civil durante coletiva nesta quarta-feira (26).

Segundo a polícia, Lucas Abreu está sendo acusado de estupro de vulnerável e assédio sexual contra quatro mulheres, sendo que duas delas, à época do crime, tinham 13 e 15 anos. Já Luiz Antônio é acusado de violação sexual mediante fraude contra sete mulheres – cinco denunciantes foram de Sergipe e duas da região Norte do país.

A assessoria de comunicação da igreja e a defesa dos pastores ainda não se pronunciaram sobre o caso.

As investigações começaram em março deste ano, após algumas mulheres registrarem queixa. Um dos citados chegou a classificar as denúncias como ‘absurdas’.

As denúncias de abuso sexual

Duas mulheres que denunciaram casos de assédio sexual por pastores de uma igreja evangélica em Aracaju falaram sobre as situações que passaram. Ambas as histórias são parte de uma investigação sigilosa realizada pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV).

As entrevistas foram concedidas ao SE2. Em uma delas, a vítima, que frequentava a igreja há cinco anos, conta que sofreu assédio durante um aconselhamento espiritual em que pedia orientação sobre um dilema em seu relacionamento.

Uma outra mulher disse que passou por situação semelhante duas vezes, sendo a primeira com o filho do pastor, que também exerce a função ministerial. A vítima conta que pediu um aconselhamento, mas ele sugeriu que a conversa ocorresse em um shopping porque a igreja estaria fechada.

Protestos de fiéis

Membros e ex-membros da Igreja do Evangelho Quadrangular chegaram a se reunir, em meados de abril, em protesto para cobrar da instituição religiosa um posicionamento oficial em relação às denúncias de assédio sexual contra dois pastores da entidade.

Como denunciar

Casos de assédio podem ser denunciados pelo DAGV, que funciona todos os dias, 24h. Em Aracaju, o departamento está localizado na Rua Itabaiana, no Bairro São José, ou através do número (79) 3205-9400. Em Nossa Senhora do Socorro, a delegacia fica na Rua 24, 168, Conjunto João Alves Filho. O contato é feito pelo (79) 3279-2450.

Também é possível fazer denúncias pelo 181 ou 190. O sigilo é garantido.