Prêmio MultiShow acontecerá no dia 7 de novembro de 2023 e será apresentado pela dupla Tadeu Schmidt e Tatá Werneck.
Prêmio MultiShow acontecerá no dia 7 de novembro de 2023 e será apresentado pela dupla Tadeu Schmidt e Tatá Werneck.

A música gospel, bem como o público cristão, têm crescido em representatividade no Brasil. A notoriedade do segmento tem sido cada vez mais visada pelas grandes emissoras e canais de comunicação no país. Neste sentido, o Prêmio Multishow de Música Brasileira, da Rede Globo de televisão, a mais conhecida premiação de música nacional, reformulou o evento e incluiu, ainda para este ano de 2023, a categoria de música gospel para prestigiar um artista. A celebração acontecerá no dia 07 de novembro, no Rio de Janeiro.

Entre o comitê selecionado para a Academia da programação, para representar o segmento foi convidado o diretor-executivo e artístico e produtor de conteúdo Paulo Alberto, que já atuou em projetos de diversos nomes do cenário musical gospel brasileiro, como Aline Barros, Preto no Branco, Som do Reino, entre outros. Por ter construído uma relação próxima com o mercado musical cristão, ele recebeu o convite para atuar na Academia, composta por profissionais que têm notoriedade em suas áreas de atuação e vivência de mercado.

O artista destacou, em entrevista à Comunhão, de que forma esse prêmio pode ser importante para o segmento da música cristã. “Para o nosso mercado, estar dentro dessa premiação é relevante para atingirmos outros públicos que talvez não tenhamos atingido ainda”, avalia.

Paulo Alberto menciona também a representação de destaque que o gospel tem alcançado. “A música gospel tem tido uma aceitação muito grande, sempre evolutiva. Numa última apresentação, no Criança Esperança, houve bons comentários, uma boa interação”, comenta.

Seleção

Os artistas indicados para receber o prêmio devem ter um lançamento dentro do último ano e ter sido referido por um membro da Academia. No total, são 23 categorias para esta edição. As categorias que têm envolvimento direto do público são abertas à votação. O grande vencedor vai ser premiado na cerimônia do dia 07 de novembro, que será transmitida, pela primeira vez, em TV aberta, pela Rede Globo.

O consumo de música gospel cresce cada vez mais. Segundo dados divulgados pelo Spotify, o gênero musical representa 20% da indústria fonográfica brasileira. De acordo com a plataforma, o consumo de música gospel tem crescido 44% por ano desde 2015. Outro estudo, divulgado pelo streaming Deezer, aponta uma preferência dos ouvintes brasileiros por louvores. Segundo a plataforma, as playlists de músicas gospel são mais longas até que as sertanejas, gênero de destaque no país.

Também a Preply, plataforma de idiomas que realiza pesquisas mensais nas áreas de educação e mercado, entre outras, revelou os hits e cantores por trás dos picos de buscas online no Brasil. A pesquisa apresentou um panorama das músicas que mais fizeram os brasileiros recorrerem aos mecanismos de busca no Google durante o primeiro semestre de 2023 e o resultado evidenciou o destaque crescente dos artistas cristãos, sendo “Bondade de Deus”, de Isaias Saad, a primeira do ranking.

Já um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que, pelo ritmo do crescimento, até 2040 os evangélicos serão maioria no Brasil. Em termos de audiência televisiva, não se pode ignorar que, ao longo dos anos, a audiência evangélica tem mostrado cada vez mais força. A novela “Os Dez Mandamentos”, da Record TV, registrou a melhor audiência do ano em sua reexibição, de acordo com o portal R7. Essa foi a primeira novela brasileira baseada em uma história bíblica, escrita por Vívian de Oliveira. Durante a exibição pioneira, no ano de 2015, “Os Dez Mandamentos” liderou o ibope em todo o país.

Fonte: Comunhão

Comentários