O chefe da igreja anglicana e arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, ordenou neste domingo a primeira mulher arquidiácona da história da Catedral de Cantuária, que já conta 1 mil e 400 anos.

Perante cerca de 500 fiéis, o arcebispo da Catedral de Cantuária, sede da igreja anglicana, ordenou Sheila Watson, 53 anos, a primeira mulher a juntar-se à sua equipa.

Antiga arquidiácona de Buckingham, na diocese de Oxford, Sheila Watson sucede a Patrick Evans e poderá agora ordenar novos bispos em 27 das 43 dioceses que estão sob a autoridade de Rowan Williams.

“Encaro o fato de ter sido convidada a juntar-me à equipa da diocese e da catedral de Cantuária como um imenso privilégio”, afirmou Sheila Watson antes da cerimônia.

Esta ordenação surge vários meses depois dos primeiros passos da igreja anglicana a favor da existência de bispos mulheres.

Em Julho de 2006, o sínodo da igreja anglicana defendeu a idéia da nomeação de mulheres como bispos, considerando esta noção “teologicamente justificada”.

Desde 1994, as mulheres podem ser sacerdotes na igreja anglicana, existindo neste momento cerca de 2 mil mulheres padres no Reino Unido.

A igreja anglicana tem cerca de 77 milhões de fiéis em todo o mundo.

Fonte: Angola Press