O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP), iniciou a implantação de um complexo denominado “Cidade dos Romeiros”, que deve ficar pronto até 2013, com investimentos previstos de R$ 60 milhões.
Parte desse recurso, segundo a reitoria do Santuário, virá de financiamentos que serão solicitados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A primeira etapa do projeto, já iniciada, é a construção de um hotel com 170 apartamentos, que deverá ser entregue em junho desse ano. Na mesma época deve se iniciar a construção de outro empreendimento, com 330 suítes. O complexo vai ocupar uma área de 177 mil metros quadrados, no local onde funcionou o antigo Magick Park, a 700 metros do templo.
Segundo o reitor, Padre Darci Nicioli, a “Cidade dos Romeiros” terá ainda um centro de convenções e uma área comercial. Todo o complexo visa à integração com a estação do Trem de Alta Velocidade (TAV), prevista para ser instalada na cidade. Com isso, o Santuário pretende oferece mais conforto e comodidade aos romeiros, que somam cerca de 9,5 milhões por ano.
Capela
Para incentivar o turismo religioso será construída uma capela com capacidade para 600 pessoas, com um centro de convenções para 1.200 pessoas. Com isso será possível receber peregrinos para encontros e convenções religiosas e sediar eventos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a partir de 2011.
“Temos um compromisso com a CNBB de preparar um espaço para as assembleias anuais dos bispos. Nossa expectativa é que em 2011 já possamos recebê-los”, afirma Nicioli. O projeto, segundo ele, “é grandioso, como também são as perspectivas de Aparecida com a instalação do Trem-Bala, que fará nascer toda uma rede de serviços para fomentar o desenvolvimento da cidade”.
Fonte: Agência Estado