“Os aspectos pastorais dos cuidados a ter com as doenças infecciosas” é o tema escolhido para a XXI Conferência Internacional do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, que irá decorrer em Roma, de 23 a 25 de Novembro.

A conferência de abertura será proferida pelo Cardeal Javier Lozano Barragán, presidente do Dicastério organizador, estando subordinada ao tema “As doenças infecciosas à luz da palavra de Deus”. Seguem-se temáticas como “História do tratamento das doenças infecciosas”, “Principais doenças infecciosas da atualidade”, “Origem das doenças infecciosas da atualidade” e “As doenças infecciosas na Santa Escritura”.

O segundo dia da Conferência terá início com os “Testemunhos dos santos que se consagraram ao tratamento de doenças infecciosas” e continuará com a abordagem de assuntos que vão desde a “Epidemia e esperança cristã” ao ponto de vista dos profissionais de saúde sobre as patologias em questão, passando pelo “Diálogo inter-religioso sobre doenças infecciosas”, entre outros.

Na manhã de 25 de Novembro dar-se-á hipótese de vários representantes de fundações, dioceses, paróquias, ordens religiosas, associações e instituições de beneficência (etc.) falarem sobre o tema da Conferência.

As sessões vão ter lugar na Sala Nova do Sínodo, na Cidade do Vaticano, e os participantes serão recebidos pelo Papa Bento XVI.

O Cardeal Javier Lozano Barragán escreve, na apresentação do Congresso, que “o objetivo do nosso estudo será apresentar o magistério da Igreja relativamente aos aspectos morais e espirituais destas doenças (infecciosas) e expressar o cuidado e a preocupação da Igreja para com as pessoas doentes”.

A Comissão Nacional da Pastoral da Saúde conta formar uma delegação portuguesa que deverá ser presidida pelo Ministro da Saúde, Correia de Campos, e por D. José Alves, Presidente da Comissão Episcopal para a Pastoral Social.

Fonte: Agencia Ecclesia

Comentários