Preso lendo a Bíblia na cadeia
Preso lendo a Bíblia na cadeia

Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme. Provérbios 29:2

O lema escrito na bandeira do Estado de Minas Gerais fazia parte de um projeto para a Bandeira Nacional, de autoria dos inconfidentes. Este lema ainda fala hoje aos cristãos e não cristãos, tanto na esfera espiritual como na secular.

Após presenciarmos a tristeza, pela internet, agora do povo boliviano, com a aprovação do Novo Código Penal que deverá entrar em vigor daqui a 140 dias, com a proibição de atividades religiosas, que atingirão tantos cristãos evangélicos como católicos, constatamos a realidade do que o Senhor Nosso Deus declara em Sua Palavra.

A responsabilidade dos cristãos cresce ainda mais de tamanho, diante de acontecimentos, que sabemos que irão se suceder mais cedo ou mais tarde, de acordo com as profecias declaradas por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mas isto não nos torna em expectadores passivos diante desta força maligna, que tenta barrar a propagação do evangelho, nestes últimos dias que estamos vivendo antes da vinda de Nosso Senhor Jesus.

Somos participantes ativos, embaixadores de Cristo, luz do mundo, sal da terra.

Como cristãos possuímos responsabilidades tanto espirituais quanto seculares, na sociedade em que vivemos.

O desejo de Deus em Sua Palavra no texto de Provérbios 29:2 deixa claro que o Senhor anseia para que um justo governe um povo, para que este possa ter dias alegres. Estes dias alegres não refere a “pão e vinho” como na época do domínio romano. Mas dias abençoados por Deus!

A expressão “Cada povo tem o governo que merece” foi escrita pelo o filósofo francês Joseph-Marie Maistre (1753-1821). Datada de 1811, a frase registrada em uma carta, publicada 40 anos mais tarde, faz referência a alienação popular, na visão do autor, na responsabilidade pela escolha de seus maus governantes. Maistre acreditava que os desmandos de um governo serviam de punição àqueles que tinham o direito ao voto, mas que não sabiam usá-lo.

Mas fica o alerta para nós, de que somos responsáveis pelas escolhas que fazemos em nossas vidas, individualmente e coletivamente.

Agora a Palavra de Deus chama todos os cristãos para intercederem por nossos irmãos que estão sofrendo proibições e limitações em seu direito de cultuar e compartilhar o amor de Cristo.

Abre a tua boca em favor dos que não podem se defender; sê o protetor dos direitos de todos os desamparados! Ergue a tua voz e julga com justiça, defende o pobre e o indigente. Provérbios 31:9 (Bíblia king James)

Dizei ao justo que bem lhe irá; porque comerão do fruto das suas obras.
Ai do ímpio! Mal lhe irá; porque se lhe fará o que as suas mãos fizeram.
Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres dominam sobre ele; ah, povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas. Isaías 3:10-12

Quem tem ouvidosouça o que o Espírito diz às igrejas!

Shalom!