Cristãos na Nigéria
Cristãos na Nigéria

Uma igreja na Nigéria foi atacada nesta segunda-feira (1º) por homens armados que invadiram o local e atiraram contra os fiéis que acompanhavam o culto de ano novo.

O crime aconteceu no estado de Rivers e nenhum grupo terrorista reivindicou o atentado até o momento.

Localizada no Sul da Nigéria, a igreja estava distante das regiões assoladas pelos extremistas muçulmanos do Boko Haram que tentam ocupar o Norte do país nos últimos anos, espalhando morte, terror e medo.

Um policial, que pediu anonimato, revela que “14 morreram na hora e outras 12 pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital local”.

Nnamdi Omoni, porta-voz da polícia do estado de Rivers, ressalta que o número de vítimas não foi confirmado oficialmente.

De maioria cristã, a região Sul ficou livre dos extremistas islâmicos, mas agora se torna alvo de  conflitos de milícias que lutam contra multinacionais para obter uma fatia do mercado de extração de petróleo no Delta do Níger.

A suspeita é que os atores do crime na igreja seja um grupo de milicianos conhecido por atuar na região realizando sequestros e assassinatos. O ataque pode ter sido uma vingança, pois em novembro passado o líder dessa quadrilha foi morto pelas forças de segurança.

Os ataques a cristãos na Nigéria vêm aumentando nos últimos meses. Além dos jihadistas do Boko Haram, membros da etnia fulani vem sistematicamente perseguindo e matando “não muçulmanos” em diversos pontos do país. Com informações de Times of Israel

Comentários