Benny Hinn durante entrevista com Stephen Strang, apresentador do The Strang Report. (Foto: YouTube/Captura de tela)
Benny Hinn durante entrevista com Stephen Strang, apresentador do The Strang Report. (Foto: YouTube/Captura de tela)

O polêmico televangelista Benny Hinn disse que seus dois “maiores arrependimentos” em seu ministério de décadas incluem a promoção de profecias que ele agora admite que “não eram precisas ou do Senhor” e a promoção da “teologia da prosperidade”.

“As duas coisas de que mais me arrependo no ministério: Não fui muito sábio várias vezes com a profecia”, disse o pregador carismático de 71 anos a Stephen Strang, apresentador do The Strang Report, em uma entrevista recente.

“Recebi convidados para as cruzadas que, na minha opinião, prejudicaram não apenas a vida das pessoas, mas também minha reputação, porque suas profecias não eram realmente proféticas. Elas saíram dos limites da redenção.”

“E houve momentos em que pensei que Deus havia me mostrado algo que Ele não estava me mostrando. E eu falava isso”, disse Hinn. “Mas em 1 Coríntios 13, vemos claramente que todos nós profetizamos em parte. Isso significa que não vemos o quadro completo. E infelizmente – e eu gostaria de poder voltar atrás e consertar isso – mas infelizmente, houve algumas profecias que eu dei que não eram precisas ou do Senhor.”

“Mas quem é perfeito?”, acrescentou.

“E por isso, é claro, peço às pessoas que me perdoem”, disse Hinn. “Sou apenas humano e cometi erros como esse. E provavelmente os cometerei novamente, suponho, no futuro, porque não sou perfeito.

“Mas é triste quando as pessoas se concentram nas vezes em que você errou. Mas é assim que as coisas são. No entanto, houve momentos em que não perdi a oportunidade”, afirmou Hinn.

Hinn disse que seu outro maior arrependimento no ministério são seus ensinamentos sobre a teologia da prosperidade. Desde a década de 1980, o americano-canadense nascido em Israel tem sido um dos mais notórios fornecedores do evangelho da prosperidade, que ensina que Deus recompensa a fé ativa e o pagamento fiel de dízimos e ofertas com saúde e riqueza.

“E isso tem sido muito difícil para mim”, disse ele. “Quando comecei no ministério, era simples. Depois, o ministério cresceu. … Acho que foi aí que meus problemas começaram. Não culpo ninguém, mas, infelizmente, você chega a um ponto em que se torna difícil. Você não sabe o que fazer e como sair dessa situação.

“Então, em 2019, cheguei à conclusão de que não queria fazer parte da artimanha, e ainda mantenho isso. Mas, infelizmente, deixei que a pressão me afetasse e, por causa dela, disse coisas e fiz coisas que não deveria ter feito”, disse Hinn. “E por isso, realmente, sinto muito, e peço às queridas pessoas que estão nos assistindo que realmente me perdoem por isso. E estou me esforçando de todo o coração para ser o mais bíblico possível em relação a isso.”

“Neste momento, meu foco é o Senhor e somente o Senhor”, disse Hinn. “E se, é claro, houver um momento em que eu tenha que levantar fundos para o nosso ministério, farei isso da forma mais bíblica possível – e equilibrada.”

Essa não é a primeira vez que Hinn afirma renunciar publicamente a seus ensinamentos passados. Em setembro de 2019, ele admitiu que seus ensinamentos sobre prosperidade “saíram do controle” e “prejudicaram muitas pessoas” e disse que deseja que os anos restantes de seu ministério se concentrem no evangelismo e no Evangelho – não na teologia de “saúde e riqueza” que lhe rendeu milhões.

“Quanto tempo eu tenho nesta Terra? O que vou fazer nos próximos 20 anos? Isso cabe a mim decidir”, disse ele na época. “Quero ter certeza de que, nos próximos 15 a 20 anos de minha vida, minha mensagem será a Cruz. O verdadeiro chamado para minha vida.”

“Quero ser conhecido por isso”, continuou Hinn. “Não quero ser conhecido como o professor da prosperidade. A prosperidade é uma coisa na Bíblia, há muito mais na Palavra de Deus do que prosperidade, mas ela se tornou um grande problema agora por causa do artifício envolvido nela. Isso precisa acabar”.

Na época, Hinn também rebateu os relatos de sua enorme riqueza, incluindo um patrimônio líquido de US$ 60 milhões e vários jatos particulares, declarando: “Se eu tivesse esse tipo de dinheiro, eu o daria a Deus. É uma loucura… isso é ridículo. Não sei nem como isso começou”.

A prosperidade bíblica, disse ele, é “Deus abençoando Seu povo, cuidando de Seu povo. Jesus deixou bem claro que, se Deus cuida das aves do céu e dos lírios do campo, não cuidará de nós? Busquem primeiro o reino de Deus e Sua justiça, e todas as coisas de que vocês precisam não apenas virão, mas também serão acrescentadas a vocês.”

O sobrinho de Hinn, Costi Hinn, que criticou abertamente seu tio e o evangelho da prosperidade, disse à Christian News que espera um arrependimento genuíno – não apenas remorso – por parte de seu tio. No entanto, ele disse que Hinn já havia expressado arrependimento por seus ensinamentos passados, mas que depois retomou seu comportamento.

“O arrependimento genuíno na Bíblia é sempre acompanhado de ações que provam que se trata realmente de arrependimento”, afirmou, explicando que o arrependimento seria semelhante ao relato de Zaqueu, um cobrador de impostos corrupto que devolveu o dinheiro àqueles que ele havia enganado por causa de seu amor por Jesus.

“Jesus o salva e vai à sua casa naquele dia e está disposto a comer uma refeição com ele e mostrar-lhe amor e graça em meio ao seu passado e ao seu pecado”, lembrou. “E Zaqueu está pulando de alegria, animado para retribuir às pessoas, animado para fazer o que for preciso para seguir Jesus e mostrar seu arrependimento genuíno por meio de suas ações.

“Meu desejo é que a declaração do tio Benny não seja apenas um remorso público para salvar a face ou proteger seu ministério do declínio”, afirmou, “mas que seja um arrependimento genuíno e que ele esteja disposto a abandonar tudo se isso significar ganhar Cristo e o Evangelho completo”.

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Comentários