O Papa Bento XVI não teme ser alvo de ataques terroristas durante sua viagem aos Estados Unidos de 15 a 20 de abril e afirma estar “sereno”, informou o número dois do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.
“O Papa está tranqüilo e sereno com a viagem aos Estados Unidos”, disse à Rádio Vaticano o cardeal Bertone, secretário de Estado da Santa Sé, ao ser questionado sobre as upostas ameaças terroristas contra o Pontífice.
“Lembram da viagem à Turquia? Antes de viajar sempre esteve acompanhado por ameaças. Desta vez tampouco vão deixar de ameaçar”, afirmou o cardeal, sem precisar a procedência das advertências contra o Papa.
“Nós confiamos no dispositivo de segurança que o governo americano dispõe em todos os lugares por onde passará o Santo Padre, como aconteceu na Turquia”, acrescentou.
A polícia americana adotou medidas de segurança excepcionais para a primeira visita de Bento XVI aos Estados Unidos.
Esta é a primeira vez que um Sumo Pontífice viaja ao país desde os atentados de setembro de 2001 e por isto os dispositivos de segurança foram reforçados.
Mês passado, o líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama Bin Laden, organização considerada responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001, acusou o Papa de protagonizar “uma nova cruzada” contra o Islã.
Para o líder terrorista, Bento XVI desempenhou um “papel importante” na publicação das charges ofensivas do profeta Maomé em jornais dinamarqueses.
Fonte: AFP