O Papa Bento XVI disse ontem que pensará em uma nova encíclica durante suas férias na localidade de Lorenzago di Cadore, nos Alpes italianos, onde descansará até 27 de julho.

O Pontífice também não descartou escrever algumas páginas da segunda parte do livro “Jesus de Nazaré”.

Quanto à nova encíclica, esta seria a segunda que publica, após “Deus caritas est” (Deus é amor).

Após uma série de viagens que começou em setembro de 2006 na Alemanha e terminou em maio, quando esteve em São Paulo, em sua primeira visita às Américas, Bento XVI disse que o ar da montanha fará bem a ele.

“Poderei me dedicar mais livremente à reflexão e à prece”, afirmou o Pontífice durante o Ângelus deste domingo, quando anunciou a viagem.

Para o Papa, as montanhas representam “a elevação do espírito, que infelizmente a vida cotidiana tende a diminuir”.

Bento XVI deixou Roma em um avião Falcon 900 da Presidência da República Italiana, que aterrissou no aeroporto de Istrana, na província de Treviso (norte), onde foi saudado pelo governador da região do Vêneto, Giancarlo Galan, e por milhares de pessoas.

Depois, o Papa seguiu de helicóptero ao povoado de Lorenzago di Cadore, que acolheu João Paulo II nas seis ocasiões em que escolheu a serra das Dolomitas para o descanso.

As pessoas o receberam com diversas bandeiras amarelas e brancas, as cores do Vaticano, e duas fotos de tamanho gigante, uma do Papa e outra de João Paulo II, nas quais está escrito: “Lorenzago di Cadore, lugar de veraneio dos papas”.

Ao contrário de João Paulo II, que gostava de longas caminhadas pelas montanhas, Bento XVI, que completou 80 anos em abril, prefere os passeios curtos e apreciar a vista das montanhas.

Durante o descanso, o Papa fará apenas dois encontros públicos com os fiéis, no domingo 15 de julho, quando recitará ao meio-dia o Ângelus no Castelo de Mirabello, e no dia 22, quando celebrará a reza na praça do povo.

A volta do Pontífice está prevista para 27 de julho, onde ficará na residência de Castelgandolfo, no sul de Roma, até o fim do verão europeu.

O Papa interromperá as férias em 1º e 2 de setembro, quando viajará ao santuário de Loreto, no leste da Itália, para se reunir com os jovens, e de 7 a 9 do mesmo mês, à Áustria, quando fará a única viagem pela Europa em 2007.

Segundo fontes vaticanas, no fim de setembro o Pontífice deverá convocar um consistório para a nomeação de novos cardeais, que poderá ser realizado em novembro, e fazer novas nomeações na Cúria Romana.

Fonte: EFE

Comentários