O primeiro bispo anglicano abertamente homossexual, Gene Robinson, cuja ordenação nos Estados Unidos em 2003 causou divisões na Igreja Anglicana, afirmou neste domingo que foi excluído de uma importante conferência episcopal.

Apesar de não ter sido convidado, Robinson viajou ao Reino Unido para assistir à celebração da conferência de Lambeth na terça-feira (15) em Canterbury (sul), realizada a cada dez anos com a presença de todos os bispos anglicanos.

Robinson, que achou errada sua exclusão no atual clima de debate interno da confissão, participará de vários atos, incluindo uma missa hoje, para falar sobre o caso, segundo afirmou para a imprensa britânica.

O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, decidiu mantê-lo à margem da conferência, em um esforço para preservar a unidade de sua Igreja, dividida pelos partidários e críticos à ordenação de mulheres e homossexuais.

Em 7 de julho, o Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra autorizou finalmente, após um longo debate, a ordenação de bispas, apesar da contínua oposição de centenas de religiosos da ala tradicionalista.

Fonte: Folha Online