Uma delegação de bispos dos EUA visitará regiões da fronteira com México, de 23 a 29 de outubro, para informar a Conferência Episcopal sobre a situação dos apoios e dos serviços para os imigrantes.

Os bispos visitarão a Diocese de Tucson, estado do Arizona, a Arquidiocese de Galveston-Houston, estado do Texas e, finalmente, a Diocese de El Paso, vizinha de Ciudad Juárez, onde o fluxo migratório é mais forte, ao lado de Tijuana-San Diego.

Os bispos norte-americanos querem compreender como se pode reforçar a presença da Igreja Católica na fronteira, em particular, para garantir a segurança dos menores de idade. Busca-se dar atenção aos grupos mais vulneráveis da população, e oferecer o apoio pastoral e social da Igreja Católica neste ponto de conflito e constantes violações dos direitos humanos.

A delegação episcopal dos Estados Unidos analisará também as possibilidades de colaboração com a Igreja e organizações sociais, dos dois lados da fronteira.

O anúncio foi feito ontem, justamente quando o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, assinou uma lei, prevendo a construção de um muro, na fronteira entre Estados Unidos e México, para conter a imigração ilegal.

O projeto vai custar aproximadamente 1,2 bilhões de dólares, e encontra forte oposição por parte do México.

Fonte: Rádio Vaticano

Comentários