A Câmara de Vereadores deu ontem mais um passo importante para solucionar um problema que atinge há vários anos muitas igrejas católicas de Cuiabá.

A regularização fundiária de terrenos de templos religiosos construídos em áreas do município.

Os vereadores aprovaram na sessão plenária uma mensagem do Executivo desafetando uma área no bairro Duque de Caxias II.

Para o vereador Antônio Fernandes (PSDB), que coordena o processo junto a Arquidiocese e a Prefeitura, a aprovação da matéria vai resolver o primeiro problema detectado há pelo menos dez anos.

“Esse é o resultado de um trabalho que começou lá atrás, após uma reunião em que levamos o Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Milton, para uma conversa com o prefeito Chico Galindo. Unimos forças para começar a solucionar esses problemas que atrapalham e muito as igrejas”, explicou o vereador.

De acordo com o parlamentar, foram detectadas 47 áreas nessa situação, que podem ser desafetadas e doadas pelo município às igrejas. Esse primeiro terreno a ser regularizado pelo Executivo tem 917,06 m2, e está localizado no bairro Duque de Caxias II.

“Esse é um processo que está há dez anos na Prefeitura, mas nunca se conseguiu se resolveu não sei porque. Tentei na antiga gestão, mas sem sucesso. Agora, levamos ao prefeito Chico Galindo que está dando celeridade”, disse Antônio.

Grande parte das igrejas tem enfrentado problemas burocráticos para questões simples como abertura de conta em banco ou até mesmo elaboração de projetos que beneficiem as paróquias. “Para tudo precisa da escritura. Antes se dava um jeito, mas hoje o regime é mais rigoroso, tornando a escritura em um ponto essencial”, afirmou Fernandes.

[b]Fonte: O Documento[/b]

Comentários